Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB premia pesquisadores na 8ª edição do Prêmio Delby Fernandes de Inovação Tecnológica
conteúdo

Notícias

UFPB premia pesquisadores na 8ª edição do Prêmio Delby Fernandes de Inovação Tecnológica

publicado: 05/12/2025 17h22, última modificação: 05/12/2025 17h23
Cerimônia destacou pesquisadores da UFPB que impulsionam a inovação com novas patentes e registros de software

A 8ª edição do Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros reconheceu, na tarde desta quinta-feira (4), no Auditório Prof. Milton Paiva, na Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pesquisadores que se destacaram com depósitos de patentes e registros de software nos anos de 2023 e 2024. A solenidade foi promovida pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPB (INOVA), com o objetivo de valorizar a transformação do conhecimento científico em soluções tecnológicas para a sociedade.

A mesa de abertura foi composta pela reitora Terezinha Domiciano Dantas Martins; pela diretora-presidente da Inova-UFPB, professora Bagnólia Araújo Costa; pelo representante da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP), André Deco; e pelo inventor do primeiro depósito de patente da UFPB, professor Francisco Antônio Belo, do Centro de Tecnologia (CT).

UFPB premia pesquisadores na 8ª edição do Prêmio Delby Fernandes de Inovação Tecnológica

Instituído pela Resolução Consuni nº 04/2015, o prêmio homenageia o professor Delby Fernandes de Medeiros, referência na área de tecnologia farmacêutica e na formação de recursos humanos em produtos naturais na UFPB. Em suas falas, os integrantes da mesa destacaram a relevância do reconhecimento simbólico para inspirar novas gerações de inventores, além de enfatizar a trajetória da INOVA e sua importância para a UFPB e para o desenvolvimento da Paraíba.

A cerimônia contou ainda com a apresentação de duas startups vinculadas à INOVA. O técnico em laboratório de Física da UFPB, Renan Aversari Câmara, apresentou a startup Aversari, incubada na Agência. Já o professor Evandro Leite de Souza apresentou a BuiNutrio2S, atualmente em fase de pré-incubação.

Ao longo do evento, foram entregues certificados de Menção Honrosa aos inventores responsáveis por depósitos de patentes e registros de software em diversas áreas do conhecimento, envolvendo docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. As homenagens ressaltaram o caráter colaborativo dos projetos e a diversidade de temas, que abrangem desde saúde e engenharia até tecnologias digitais e soluções para o setor industrial.

A programação incluiu também a assinatura simbólica de um contrato de licenciamento da invenção “Máscaras cirúrgicas com nanopartículas superhidrofóbicas e sistema e método para recobrimento superficial”, assinada pelo diretor de Transferência Tecnológica da INOVA, José Bezerra Honório; pela diretora-presidente da Agência, Bagnólia Costa; e pelos representantes da Nanomonde Labs, Ariano Mário Fonsêca Filho e Eduardo Cavalcante Tavares de Melo.

Durante o evento, foi ressaltado que a UFPB figura entre as instituições brasileiras com maior número de pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), tendo alcançado, em 2024, o 4º lugar no ranking nacional, com 76 pedidos de patentes de invenção. O desempenho foi destacado como resultado direto das políticas institucionais de incentivo à inovação e da atuação da INOVA na proteção e valorização da propriedade intelectual.

Participaram da solenidade diversos parceiros institucionais, entre eles a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE), a Agência de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (NEO IFPB), a Agência de Inovação Tecnológica da Paraíba (INOVATEC), o Senai-PB e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

A cerimônia foi encerrada com agradecimentos às autoridades, pesquisadores e instituições presentes, reforçando o compromisso da UFPB em estimular a inovação e transformar resultados de pesquisa em benefícios concretos para a sociedade.

 

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB