Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove ações de prevenção e conscientização sobre HIV/AIDS e ISTs nesta quinta (14)
conteúdo

Notícias

UFPB promove ações de prevenção e conscientização sobre HIV/AIDS e ISTs nesta quinta (14)

publicado: 11/12/2023 17h33, última modificação: 11/12/2023 17h33
Evento faz alusão ao Dezembro Vermelho, campanha mundial de conscientização sobre o vírus HIV, a AIDS e demais ISTs

Foto: Angélica Gouveia

Nesta quinta-feira (14), o Centro de Vivência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus de João Pessoa, será palco de diversas ações durante o evento ‘Dezembro Vermelho: cuide-se, ame-se e previna-se’, organizado pelo Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) da UFPB, em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e o Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde (CPT/ETS). 

O evento da UFPB faz alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro, e ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate ao vírus HIV, à AIDS e a outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), chamando a atenção da comunidade universitária para o diagnóstico precoce, bem como para a assistência e proteção das pessoas que vivem com HIV/AIDS. 

A abertura do evento, às 8h, será feita pelo Coral Universitário Gazzi de Sá, com uma cantata de Natal. Logo após a apresentação do grupo, terão início as ações de prevenção e promoção à saúde, como vacinação, distribuição de preservativos, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de orientações sobre prevenção ao HIV/AIDS e as demais ISTs. Essas ações ocorrerão no período matutino, até às 12h, e também à tarde, das 13h às 15h30. Higiene bucal e aferição de pressão arterial são outros serviços que estarão disponíveis aos participantes, mas apenas durante a manhã. 

Durante a atividade, também poderão ser feitas, pelos participantes, doações de sangue e realização de cadastro para doação de medula óssea, na unidade móvel do Hemocentro da Paraíba, que ficará estacionada em frente ao Centro de Vivência da UFPB nos períodos da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h às 15h30). 

O ‘Dezembro Vermelho: cuide-se, ame-se e previna-se’ é realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Assistência em HIV/AIDS e do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA) da Prefeitura de João Pessoa, além do Hemocentro e da cooperativa Uniodonto. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB