Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove seminário sobre agroecologia no Campus de Bananeiras
conteúdo

Notícias

UFPB promove seminário sobre agroecologia no Campus de Bananeiras

publicado: 13/11/2023 17h58, última modificação: 13/11/2023 17h58
Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 17 de novembro

Foto: Arquivo Pessoal

No Campus III (Bananeiras), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, na próxima sexta-feira (17), a partir das 8h, o ‘V Seminário Agroecologia, Resistência e Educação no Campo’. Estão sendo ofertadas 120 vagas, e as inscrições devem ser realizadas no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SigEventos) até a data de realização do evento. 

A participação na atividade é aberta à população, em especial aos profissionais envolvidos no desenvolvimento rural e na agricultura familiar, com direito a certificado. 

O evento será realizado no Auditório do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), onde ocorrerá a maior parte da programação prevista, incluindo a palestra “Diálogo de Saberes na Construção do Conhecimento Agroecológico: desafios para sustentabilidade dos agroecossistemas da Agricultura Familiar”, ministrada pelo professor Alexandre Eduardo, do Departamento de Agricultura do CCHSA, e pelo presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Bananeiras (COOPAFAB), Giveraldo Azevedo. 

Ainda durante o Seminário, haverá o lançamento oficial do Projeto ‘Café com Mandioca’, que consiste em implementar, simultaneamente, a cultura do café agroecológico – manejado respeitando-se a ecologia do local do plantio – e aperfeiçoar os sistemas de produção de mandioca, por meio da oferta de cursos para aprimorar as capacidades técnicas dos agricultores. A ação é uma parceria da UFPB com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). 

Também pela manhã, os participantes terão a oportunidade de conhecer a sede da COOPAFAB, para visitação das áreas de cultivo e de biodiversidade da agricultura familiar. 

Veja a programação completa do ‘V Seminário Agroecologia, Resistência e Educação no Campo’: 

8h - Acolhida 

9h - Abertura

9h15 - Palestra “Diálogo de Saberes na Construção do Conhecimento Agroecológico: desafios para sustentabilidade dos agroecossistemas da Agricultura Familiar”

10h - Lançamento oficial do Projeto ‘Café com mandioca: capacitação em agroecossistemas sustentáveis da Agricultura Familiar do Brejo Paraibano’

11h30 - Visita à COOPAFAB

12h - Almoço

14h - Reunião técnica entre os parceiros: itinerários formativos e encaminhamento das ações

16h - Encerramento

***
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Arquivo pessoal/ Professor Alexandre Eduardo