Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove II Simpósio de Manejo e Conservação de Solo e Água
conteúdo

Notícias

UFPB promove II Simpósio de Manejo e Conservação de Solo e Água

publicado: 11/04/2024 16h35, última modificação: 12/04/2024 09h41
As inscrições vão até o dia 16 de abril e podem ser feitas de forma gratuita

 Foto: Divulgação

ATUALIZAÇÃO: O minicurso sobre aeronaves remotamente pilotadas (drone) para levantamento de informações de solos e vegetação será realizado no dia 18 de abril, diferentemente do dia 16, data que foi informada anteriormente no texto. A correção foi realizada no dia 12/04/2024, às 09h41. 

De 15 a 18 de abril, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza o II Simpósio de Manejo e Conservação de Solo e Água. O evento, voltado para a comunidade acadêmica, técnico-científica, produtores rurais e interessados em geral, acontecerá no Campus II, na cidade de Areia. Estão sendo ofertadas 200 vagas, com inscrições gratuitas, realizadas de forma online, e estão abertas até o dia 16 de abril. 

Nesta edição do Seminário, o tema é “Práticas de Manejo e Conservação de Solo e Água em Sistemas Resilientes de Produção Agropecuária”. O evento contará com uma programação diversificada em que serão debatidos a caracterização e levantamento de solos, bem como as tecnologias digitais aplicadas ao manejo de solo e água, proporcionando momentos de discussão e troca de experiências sobre o uso sustentável desses recursos em face das mudanças climáticas. 

A abertura será realizada pelo Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marenilson Batista da Silva. O órgão do executivo federal, além de apoiar o Seminário, mantém projetos com a UFPB cujo principal foco é a realização de pesquisas e ações em busca de paisagens agrícolas sustentáveis em regiões semiáridas.

Aos participantes com frequência igual ou superior a 75%, serão disponibilizados  certificados de participação de 20h, que poderá ser baixado diretamente na plataforma Even3, na qual o evento está hospedado.

Além disso, o evento também prevê um minicurso à parte, sobre aeronaves remotamente pilotadas (drone) para levantamento de informações de solos e vegetação, que ocorrerá no dia 18 de abril, das 8h até 12h. Os interessados que se inscreverem para o minicurso podem, se quiserem, participar exclusivamente desta formação, sem passar pelas outras atividades, e terão direito a um certificado extra de 20 horas. Para mais informações sobre o minicurso, veja as instruções que estão na página de inscrição. 

Esclarecimento de dúvidas podem ser solicitados por e-mail para smcsa2024@gmail.com, e informações adicionais sobre o evento estão disponíveis no perfil @simposiomcsa, página oficial do simpósio no Instagram. Consulte a programação completa do evento aqui

O II Simpósio de Manejo e Conservação de Solo e Água conta com o apoio das seguintes instituições: Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Universidades Federais de Campina Grande (UFCG) e Rural de Pernambuco (UFRPE); Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Governo do Estado da Paraíba; Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer); e Instituto Nacional do Semiárido (Insa). O patrocínio é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PB.

 ***
Texto: Aline Ferreira

Edição: Vinícius Vieira

Foto: Prof. Djail Santos/CCA

Ascom/UFPB