Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edição 2023 do edital para apoio à criação e ao desenvolvimento de empresas juniores

publicado: 15/05/2023 12h29, última modificação: 15/05/2023 12h55
Interessados devem cadastrar propostas no período de 15 a 26 de maio

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta quinta-feira (11), o edital para apoio à criação e ao desenvolvimento de Empresas Juniores. As propostas classificadas serão financiadas com recursos no valor total de R$ 65.000,00, oriundos do orçamento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPB), que deverão contemplar 15 propostas.

O processo seletivo busca apoiar projetos que contribuem para a consolidação das Empresas Juniores no âmbito da instituição e objetiva a abertura de novas Empresas Juniores (EJ), selecionando projetos de extensão que associam a formação acadêmica, profissional e cidadã com a promoção de uma cultura empreendedora marcada pelo protagonismo discente.

A ação extensionista interessada em criar uma empresa júnior, bem como a EJ que deseja concorrer ao recurso, deverá cadastrar sua proposta no período de 15 a 26 de maio, no  Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB, no endereço: https://sigaa.ufpb.br. Esse cadastro da proposta deverá ser realizado exclusivamente por um docente/orientador.

Submissão de propostas

O proponente, docente ativo do quadro permanente da UFPB, deverá efetuar o login no Sigaa e proceder aos seguintes passos:  acessar o “Menu docente”, ir em “Editais Publicados”, selecionar o botão “Cadastrar Proposta” e então “Submeter Nova Proposta”, selecionar modalidade “Projeto” e preencher a proposta. Cada docente poderá submeter apenas uma proposta, na modalidade projeto.

Todas as propostas submetidas serão direcionadas a duas linhas de atuação:

Linha 1: “Criação, reconhecimento e funcionamento de Empresas Juniores (EJ)”, que é direcionada para projetos que objetivem a criação, o reconhecimento e o funcionamento de Empresa Júnior (EJ), no âmbito da UFPB. Para essa linha de atuação serão 05 propostas classificadas.

Linha 2: “Fortalecimento e crescimento de Empresas Juniores”, que propõe o  desenvolvimento de projetos inovadores voltado à resolução de problemas no ecossistema interno ou externo à UFPB, por meio de fomento para capacitação, treinamento técnico e/ou contratação de serviço especializado, que objetivem o fortalecimento e o crescimento de empresas juniores. Nessa linha serão classificadas 10 propostas.

Do total de 65.000,00 destinado por meio do edital, R$ 15.000,00 contemplarão projetos da linha 1 de atuação, no valor de até R$ 3.000,00 cada um; e R$ 50.000,00 contemplarão projetos da linha 2 de atuação, no valor de até R$ 5.000,00 cada um. Os recursos serão liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da Proex, observando o plano de trabalho proposto no projeto aprovado.

De acordo com a Pró-reitora de Extensão, professora Berla Moraes, como Universidade Empreendedora a UFPB promove tanto a criação de novas empresas juniores em cursos de graduação como apoia o desenvolvimento das EJ.

Atualmente, a UFPB já conta com quase 30 empresas em todos os campi, envolvendo cerca de 300 discentes de diversos cursos de graduação. Acreditamos que o contato do discente com a educação empreendedora, a vivência e experiência da realidade profissional com as demandas do ecossistema proporcionam o protagonismo estudantil, uma formação cidadã, ética e socialmente referenciada”, disse.

Reportagem: Aline Lins
Edição: Aline Lins