Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edital PROBEX 2022/2023 para oferta de 693 bolsas de extensão

UFPB publica edital PROBEX 2022/2023 para oferta de 693 bolsas de extensão

publicado: 20/05/2022 12h21, última modificação: 20/05/2022 12h39
Bolsas de extensão terão o valor mensal de R$ 400,00; propostas devem ser submetidas de 23 de maio a 17 de junho

Foto: Oriel Farias

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta quinta-feira (19), o edital nº 06/2022, referente ao Processo Seletivo de Projetos de Extensão no Programa de Bolsas de Extensão – PROBEX 2022/2023. Para esta nova edição do programa, serão ofertadas 693 bolsas de extensão para alunos dos cursos de graduação da Instituição. As bolsas de extensão terão o valor mensal de R$ 400,00 e serão distribuídas conforme aprovação dos projetos no processo seletivo.

Maior edital da extensão da UFPB, a edição 2022-2023 será a 25ª do PROBEX, programa executado ininterruptamente desde 1997. O Programa é mantido com recursos próprios da Universidade, previstos no orçamento.

Uma novidade desta edição é a obrigatoriedade da submissão de ações de extensão exclusivamente na modalidade presencial. Contudo, isso não exclui a possibilidade do planejamento de atividades no projeto realizadas com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s).

A extensão universitária é uma das bases que fundamentam as atividades da UFPB, desta forma, os projetos de extensão a serem propostos devem priorizar a formação acadêmica e cidadã dos alunos através de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, com o objetivo de promover o desenvolvimento a partir do trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos. Assim, o propósito do PROBEX é contribuir para a formação dos discentes dos cursos de graduação presenciais e a distância, a partir da experiência em ações de extensão universitária.

O período de submissão de propostas será de 23 de maio a 17 de junho, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa). Os projetos devem se enquadrar em uma das 08 áreas temáticas da extensão universitária na UFPB: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, e Tecnologia e Produção. Esta edição também segue contemplando projetos de extensão propostos com vistas ao enfrentamento da Pandemia do Coronavírus e suas diversas implicações e complexidades.

Podem submeter projetos os servidores docentes e técnico-administrativos em educação (TAE) com nível superior  e que estejam em efetivo exercício. Professor visitante, professor visitante estrangeiro, professor substituto e demais servidores em exercício provisório ou colaboração técnica também poderão submeter propostas, desde que haja coincidência temporal entre a vigência do projeto e o vínculo institucional.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, destaca outro ponto importante do PROBEX 2022/2023: a exemplo do ano anterior, a vigência dos projetos aprovados será de 12 meses. Prof. Valdiney Gouveia também parabenizou a Proex por mais essa ação propositiva. “Importante dizer que não somente o número de bolsas é relevante, mas também nós teremos aí bolsas de 12 meses; antes, eram 10 meses. Isso vem intensificar a extensão e dar uma outra conotação a ela, inclusive com ações estratégicas da UFPB que visam apontar diretrizes de desenvolvimento em ações comunitárias, ações sociais, ações de extensão de modo geral”, destacou o Reitor.

A Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, ressalta como outra novidade positiva o fato do calendário ter sido adaptado para ter andamento junto com o calendário dos editais de pesquisa, com vigência a partir de 1º de agosto e término em 31 de julho de 2023.

Seleção de bolsistas

Conforme dispõe o edital para os projetos que forem aprovados, o processo seletivo dos bolsistas ocorrerá no período de 27 de julho a 04 de agosto de 2022, e cada Assessoria de Extensão poderá normatizar os procedimentos de seleção de bolsistas e voluntários, cujo processo deverá ser publicado e divulgado pelas Assessorias.

Poderão concorrer, na condição de bolsista ou voluntário, os discentes regularmente matriculados que não participem como bolsistas em outros programas acadêmicos e não estejam em fase de conclusão do curso. Os alunos selecionados, além de realizar as atividades discriminadas no plano de trabalho cadastrado pelo coordenador do projeto, deverão produzir um relatório final sobre a participação no projeto.

Sobre esse relatório, a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, aponta novidades: “A gente está qualificando o relatório de forma que ele tenha um corpo de construção a partir da vivência e experiência do discente enquanto ação de extensão, esses relatórios vão ser pautados para perspectiva de anais de eventos e, também, para publicação em revista da Pró-reitoria de extensão. E uma outra mudança é que o relatório final vai ser passível de avaliação para fins de creditação da extensão, a partir de 2023”, explicou a Pró-Reitora.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins