Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza 1º Dia de Integração da Pessoa com (d)Eficiência

UFPB realiza 1º Dia de Integração da Pessoa com (d)Eficiência

publicado: 04/12/2023 15h12, última modificação: 04/12/2023 15h19
O evento segue até às 17h e é aberto para todo o público interessado

Foto: Angélica Gouveia

Ao longo de toda esta segunda-feira (04), acontece o 1º Dia de Integração da Pessoa com (d)Eficiência, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento reúne pessoas com deficiência e profissionais de diferentes áreas produtivas e de serviços que atuam com esse público para tratar de temas como políticas de saúde, práticas esportivas, produtos, inovações e pesquisas.

Participaram da mesa de abertura do evento o Reitor da UFPB Vadiney Gouveia e as professoras Kátia Suely Queiroz, Lígia Ortiz e Thais Josy Castro, do Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde da (UFPB).

Na abertura do evento, o Reitor da UFPB, professor Valdiney, cumprimentou os presentes e destacou os atletas paralímpicos que treinam na UFPB e que conquistaram prêmios nos Jogos Parapan-americanos. Durante sua fala, o Reitor também reconheceu o esforço em busca do conhecimento realizado por alunos com deficiência na Instituição.

“É importante que a universidade também comece a entender que as pessoas precisam ser tratadas na medida de suas desigualdades, se a gente quer promover de fato ações eficiente, que a gente tenha em conta essas limitações que algumas pessoas apresentam. Tenho certeza que daqui sairão insights importantes com propostas adequadas para que possamos cada dia mais inserir”, disse o gestor da Instituição.

A professora Kátia Suely parabenizou a iniciativa de realização do evento e reforçou que o debate ganha um diferencial por trazer pessoas que fazem o cuidado acontecer e também pessoas com deficiência.

Já a professora Lígia Ortiz, organizadora do evento, evidenciou a característica do evento de ser multiprofissional. “Não é só da área da saúde, o debate é aberto para as engenharias, arquiteturas, T.I, para qualquer pessoa que possa trabalhar com pessoas com deficiência, porque podemos pensar em prótese, órtese, exoesqueletos, robótica, muita coisa que a gente pode vir a desenvolver juntos”, disse a docente.

Após a abertura, teve início a primeira das 04 mesas redondas que compõem a programação do Dia de Integração da Pessoa com (d)Eficiência, na qual foi discutida a atuação profissional na saúde e bem estar da pessoa com deficiência.

Iara Fialho, fisioterapeuta neurofuncional e da pessoa com deficiência que atua na Oficina ortopédica da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), tratou sobre atuação do fisioterapeuta na prescrição de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção pelo Sistema Único de Saúde, citando alguns dos 98 procedimentos que o fisioterapeuta pode prescrever, e detalhando a atuação na gestão e no acompanhamento na confecção, adaptação e manutenção dessas ferramentas.

Valéria Alves Oliveira, professora de fisioterapia da UFPB, falou sobre a atuação do profissional da fisioterapia no paradesporto tratando do conceito de esporte paralímpico, da classificação funcional dos atletas para a designação da categoria esportiva correspondente, e mais.

Já a fisioterapeuta Bruna Martins esteve presente para apresentar o colete 3d como uma opção avançada e eficaz no tratamento conservador da escoliose, por aplicar pressão no ápice da curvatura da coluna e alcançar princípios biomecânicos com potencial para promover uma grande redução do ângulo.

A educadora física Lígia Luis de Freitas tratou do paradesporto pela visão do treinador e comentou sobre as barreiras para a prática da atividade física no Brasil, a história do paradesporto e os desafios para inclusão de estudantes com deficiência física que vão desde a formação de professores à adaptações curriculares.

“A relação da pessoa com deficiência com o paradesporto deve começar nas escolas. Os atletas têm chegado no esporte paralímpico tardiamente, e temos ferramentas para trabalhar isso ", ressaltou.

Ainda durante o período da manhã, ocorreu a mesa redonda “Pessoas com Deficiência nos esportes: desafios, percepções e trajetórias”, que contou com a presença das paratletas Nízia, Maria Eduarda, estudante da UFPB com paralisia cerebral e atleta paralímpica, Carla Cunha, campeã mundial de surf bodyboarding para PCD, Nathalia Lins, do lançamento de disco e peso, além de Érick Nascimento, paratleta do Basquete de cadeira de rodas.

O evento segue até às 17h com as mesas redondas “Caminhos para a aquisição gratuita e financiada de próteses, cadeiras de rodas e outros itens”, e “inovações em tecnologia e acessibilidade para a saúde das PCDs”. O evento é gratuito e aberto para todos os interessados.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins