Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza aula inaugural de cinco cursos do Programa Mulheres Mil
conteúdo

Notícias

UFPB realiza aula inaugural de cinco cursos do Programa Mulheres Mil

publicado: 24/10/2023 22h21, última modificação: 24/10/2023 22h25
Formações oferecidas no âmbito do Programa são para confeccionadora de bijuterias, manicure e pedicure, salgadeira e operadora de computador

Foto: Angélica Gouveia

O Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT/ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta terça-feira (24), em seu auditório, a aula inaugural de cinco cursos de formação inicial e continuada (FIC) oferecidos no âmbito do Programa Mulheres Mil. As qualificações ofertadas são para confeccionadora de bijuterias, com duas turmas, manicure e pedicure, salgadeira e operadora de computador. 

O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal que tem o intuito de capacitar, por meio de cursos de formação rápida, mulheres indígenas, em situação de vulnerabilidade social e/ou privadas de liberdade. Cento e cinquenta alunas vão ser distribuídas em cinco turmas, nos turnos vespertino e noturno, com 30 vagas. Os cursos, com carga horária de 160h, são oferecidos pelo CPT/ETS em parceria com outros centros de ensino da UFPB, com secretarias do estado da Paraíba e municipais de Bayeux. As aulas começam nesta terça e têm duração de dois meses; com isso, a previsão de término é na segunda quinzena de dezembro. 

Em João Pessoa, as aulas vão acontecer na unidade de Mangabeira, em instalações do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento (CTDR) e do Centro de Informática (CI) da UFPB. O Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) vai sediar as aulas oferecidas às alunas da cidade de Rio Tinto e, em Bayeux, a formação terá lugar no Centro de Convivência Dom Helder Câmara. Já para as estudantes privadas de liberdade da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, as aulas ocorrerão internamente. 

Nesta aula inaugural, participaram algumas das mulheres beneficiadas: 30 alunas privadas de liberdade do curso de confeccionadora de bijuterias e outras 18 da formação em manicure e pedicure, residentes na cidade de Bayeux. 

A mesa de abertura da cerimônia, presidida pela Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, contou com as participações de diretores de centro de ensino da Universidade, como a Diretora do CPT/ETS, Profa. Soraya Franco, do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), Prof. João Andrade da Silva, e do Centro de Informática (CI), Prof. Lucídio Cabral. 

A Vice-reitora Liana Filgueira destacou que, com esta ação, a UFPB se aproxima da sociedade. Para ela, é importante as mulheres valorizarem a si mesmas e buscarem amor e força em si próprias para vencer os obstáculos e alcançar a autonomia, sobretudo emocional. “Olhem para vocês, pois vocês são capazes de seguir esse caminho sozinhas”, assegurou a gestora. 

Conforme a Diretora do CPT-ETS, professora Soraya, esse programa tem grande impacto para as mulheres, pois tem o objetivo de levar educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, promovendo formação para as mulheres poderem empreender, dando oportunidade de emprego e renda. Nesse sentido, ela ressaltou que a UFPB, por meio  do CPT, CI e CTDR, é um celeiro de formação e de capacitação para todos sem preconceitos. “Estamos aqui para dar o nosso melhor e impactar a nossa sociedade, e mostrar o papel que a nossa Universidade exerce para o nosso Estado e para os lugares a que vocês vão levar essa formação”, disse a professora Soraya.

Para o Diretor do CI, professor Lucídio, a educação é a única coisa que transforma o país e a vida das pessoas. “É a única coisa que transforma uma vida de uma pessoa com dificuldades em uma vida plena, e isso acontece em qualquer esfera, em qualquer idade, nunca é tarde para recomeçar”, disse, reafirmando o compromisso do CI em apoiar a iniciativa.

Professor João Andrade, Diretor do CTDR, disse que foi uma honra para o Centro o convite para participar do programa, pois isso permite à instituição transpor os muros da universidade em favor da sociedade. E, sobre o curso, garantiu: “Não vamos parar por aqui. Esse é o primeiro de muitos”.   

O evento também contou com a participação e o apoio das coordenadoras do Mulheres Mil no CPT/ETS e da Equipe Multidisciplinar Sistêmica do Programa, professoras Sandra Cristina Moraes e Iolanda Maria Cariry Lacet, respectivamente, além de outros docentes e técnicos que colaboram com o programa, e com o apoio de vários outros atores, como a Superintendência do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPB, do CCAE, entre outros. 

Para a professora Sandra Cristina Moraes, o propósito do programa é contribuir para a redução da desigualdade social, econômica e de gênero, especialmente as mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

Autoridades das esfera estadual e municipal também marcaram presença na solenidade, como o policial penal Thiago Robson, representante do Secretário Executivo da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), João Paulo Barros, a representante da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana, Iara Santos da Cruz, e a representante da Secretaria da Mulher de Bayeux, Débora Fernandes.

Representando a Seap, Thiago Robson falou da sua gratidão à UFPB por oportunizar a transformação das vidas dessas mulheres. Segundo ele, por meio do apoio da UFPB, vê-se que é possível reverter a situação em que se encontra hoje o sistema prisional. “O segredo do sucesso é a colaboração institucional”. 

***

Reportagem: Vinícius Vieira

Edição: Aline Lins.

Foto: Angélica Gouveia.