Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza bate-papo com diplomata sobre conflitos internacionais relacionados ao uso de armas nucleares
conteúdo

Notícias

UFPB realiza bate-papo com diplomata sobre conflitos internacionais relacionados ao uso de armas nucleares

publicado: 26/04/2024 15h23, última modificação: 29/04/2024 14h10
O convidado, Dr. Ernesto Mané Jr, iniciou a trajetória no ensino superior na UFPB e é reconhecido pela sua influência na área da política e da governança

Foto: Egan Jimenez/Divulgação

 

ATUALIZAÇÃO: O doutorado do diplomata Ernesto Mané Jr. foi realizado na Universidade de Manchester, e não na Universidade de Michigan, como havia sido informado anteriormente. O texto foi corrigido no dia 29/04/2024, às 14h10.  

Neste mês de abril, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Línguas e Artes (CCHLA), no Campus I, um bate-papo com o diplomata Dr. Ernesto Mané Jr. sobre a importância da diplomacia em conflitos internacionais com relação a armas nucleares. O evento, que foi aberto ao público em geral, recebeu acadêmicos que estudam o tema e que se interessam por áreas como Relações Internacionais, Direitos Humanos e Direito Internacional.

Ernesto Mané Jr. é paraibano e iniciou a trajetória no ensino superior na UFPB, onde se graduou em física. O doutorado, em física nuclear, foi feito na Universidade de Manchester, nos Estados Unidos. Atualmente, trabalha na embaixada brasileira em Washington, com foco na área de desarmamento e não-proliferação de armas de destruição em massa, atrelando os conhecimentos desta ciência exata ao seu ofício na diplomacia. 

Durante o bate-papo, que ocorreu de forma remota, o diplomata convidado destacou que é necessário à diplomacia acompanhar as negociações sobre desarmamento nuclear, bem como as movimentações políticas para a criação de tratados e outros pactos entre as nações para que a proibição total de armas nucleares avance em todo o mundo.

O palestrante também abordou a importância da diplomacia nas relações internacionais, sobretudo seu papel conciliador e dialógico na resolução de conflitos. Além disso, Ernesto Mané Jr. falou um pouco sobre seu ofício atual, por meio do qual acompanha a situação da  segurança dos Estados Unidos da América na região da Ásia-Pacífico.

Outro tema debatido durante a conversa com os discentes da UFPB foi sobre seu protagonismo como homem negro no Ministério das Relações Exteriores. No que se refere a este assunto, Ernesto Mané Jr., que já foi considerado, em 2019, um dos 100 homens negros mais influentes do mundo na lista do Most Influential People of African Descent(Mipal), ressaltou que a presença de grupos minoritários nesses espaços deve ser cada vez mais incentivada.  

* * * 
Texto: David Kevin
Edição: Vinicius Vieira
Foto: Egan Jimenez/Divulgação
Ascom/UFPB