Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza curso online sobre Magia e Fantástico na Escandinávia, voltado para professores e estudantes de licenciatura

publicado: 08/02/2024 18h38, última modificação: 08/02/2024 18h38
São 95 vagas e as inscrições são gratuitas

Foto: Freepik

Tanto a magia como o fantástico no seu mais amplo espectro estão presentes na literatura da Escandinávia medieval, nas narrativas mitológicas e folclóricas bem como em muitos contos. Com o objetivo de debater esses elementos nas narrativas atuais em filmes e jogos, por exemplo, e contribuir para a divulgação da história, cultura e literatura Escandinava, o Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (Neve) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre inscrições para o curso “Magia e Fantástico na Escandinávia”.

O curso será gratuito, online, e voltado para professores da rede pública ou privada da Educação Infantil ao Ensino Médio; bem como, discentes que estão matriculados em um curso superior de licenciatura de qualquer área de conhecimento.

São 95 vagas e as inscrições podem ser realizadas online no site: https://www.even3.com.br/neve2024. Para a inscrição, será necessário anexar algum comprovante no qual conste que o participante do curso está exercendo a função de professor, ou que é aluno de licenciatura.

A capacitação visa oferecer uma visão de como a magia e o fantástico escandinavos bem como a mitologia estão presentes no cotidiano atual e as narrativas, na mitologia e na iconografia; como analisar esses elementos e como eles podem ser trabalhados na sala de aula.

Dessa forma, o curso de extensão se apoia nas prerrogativas de alguns Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), por exemplo, aplicados ao Ensino Fundamental e Médio, onde enfatiza-se que o aluno aprenda a conhecer os mitos sobre a origem do mundo e da humanidade; a relação de mito e religião; mitos que explicam o legitimam crenças morais, práticas sociais e culturais; o tempo mitológico; além de aspectos mágico-religiosos

O curso contará com 5 aulas ao vivo a serem realizadas no período entre 1º e 29 de março no período noturno, sempre das 20h às 22h.

O programa do curso engloba os seguintes temas: o fantástico nas Sagas Lendárias, a magia na Escandinávia Medieval, o fantástico na Mitologia Nórdica, a magia e o fantástico no Folclore Escandinavo, e magia e o fantástico nos contos populares escandinavos do século XIX.

Mais informações sobre as capacitações ofertadas pelo NEVE estão disponíveis no Perfil de Instagram @nucleo.neve.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins