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UFPB realiza evento de ciência, tecnologia e inovação para crianças e adolescentes

publicado: 20/10/2022 16h57, última modificação: 20/10/2022 16h57
Valida Day segue até esta sexta-feira (21), em escola de ensino fundamental e médio de João Pessoa

Foto: Ianca Sobrinho

Teve início ontem (19), no Centro Educacional Cenecista Professor Felipe Tiago Gomes (CNEC), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, o Valida Day, evento realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com colaboração de instituições particulares de ensino superior da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O evento tem por objetivo viabilizar o encontro de estudantes, professores e pesquisadores que desenvolvem ou produzem tecnologias educacionais, objetos de aprendizagem ou recursos educacionais abertos, e popularizar a ciência, tecnologia e inovação junto às crianças e adolescentes.

Para isso, o evento envolve estudantes do ensino fundamental e médio do CNEC em palestras, oficinas, saraus, atividades esportivas e artísticas, e, principalmente, no desenvolvimento e apresentação de projetos de tecnologia, inovação e empreendedorismo, dentre outros.

Nesta edição o Validay Day tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, tema central da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A imersão no tema do Valida Day 2022 acontece desde a divisão dos espaços nos quais o evento ocorre, salas de aula, quadra e laboratórios foram rebatizados com nomes de personalidades do período imperial como os imperadores Dom João I, Dom Pedro I e Dom Pedro II; momentos marcantes da história da independência do país como o "Grito de Independência" e o "Dia do Fico"; além de símbolos imperiais e locais relevantes na história do país.

A Professora do Departamento de Mídias Digitais da UFPB, Signe Castro Silva, está à frente do evento e explica que a intenção é realizar na escola uma retrospectiva da evolução da ciência, tecnologia e inovação ao longo do período de 200 anos da independência do Brasil.

“Então você tem trabalhos que remontam à escravidão, a época do império, mas você tem também trabalhos de manipulação de DNA e automação de inteligência artificial de uma casa inteira feitos por crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. Por exemplo, desenvolvemos com os alunos um projeto de inteligência artificial com Alexia que resultou na automação de uma casa inteira, quarto, sala, cozinha e banheiro, feito por adolescentes de 15 anos”, explicou a docente. Todos os projetos estão sendo apresentados durante os três dias do evento.

Os trabalhos de popularização da ciência que estão sendo expostos e apresentados no Valida Day foram realizados ao longo de 2022 por alunos e professores do ensino fundamental e médio a partir do estímulo e orientação dos docentes e bolsistas participantes do projeto DIAS, da UFPB, coordenado pela professora Signe Silva. Um projeto de ensino, pesquisa e extensão que visa o design instrucional para uma aprendizagem significativa que neste ano desenvolveu as atividades junto ao público do CNEC e com estudantes do município de Santa Rita, e agora realiza o Valida Day.

“Nós queremos aqui discutir o que aconteceu na época do império, passando pela independência, o bicentenário, até chegar na época do metaverso, da genética, da inteligência artificial, inclusive passando pelo empreendedorismo, o conceito de ciência, tecnologia e inovação sendo popularizado com crianças da periferia de João Pessoa”, disse a docente.

O primeiro dia do evento contou com as oficinas de elementos coesivos nos hipertextos, fotografia e xadrez, aula de fit dance, intervenção esportiva, além de exposições com bobina de tesla, sobre o papel dos meios de comunicação contado por histórias em quadrinhos e sobre o protagonismo feminino no Brasil. Além disso, profissionais do mercado ministraram palestras sobre segurança jurídica do profissional digital, marketing digital, valor x preço e carreiras de marketing e inovação.

Hoje (20), o segundo dia de programação conta com mais exposição de projetos realizados por alunos do ensino fundamental e médio como, por exemplo, a apresentação do processo de automação residencial e sua praticidade no cotidiano com inteligência artificial aplicada nas residências (Smart Home), realizado por estudantes de 15 anos, e do trabalho de extração do DNA realizado por alunos de 12 anos de idade.

Acontece, ainda, oficina de sistema de estacionamento com arduíno [uma plataforma de prototipagem eletrônica open source], estudo e compreensão de alterações cromossômicas a partir da divisão celular, fotografia, e também cantoria de viola nordestina, além de apresentação cultural de capoeira, palestras e sarau.

O último dia do Valida Day terá início com Mostra de Cinema, do Clube de Cinema Ferris, da Escola Maria Honorina Santiago da cidade de Santa Rita, que vai exibir 08 produções próprias realizadas por crianças e adolescentes dos 12 aos 16 anos, sendo 06 filmes inéditos, produzidos especialmente para o Valida Day, e 02 que já foram exibidos anteriormente, tendo sido um premiado no Festival de Cinema Cine Açude Grande, na cidade de Cajazeiras, e o outro ficado em 4º lugar no Festival Internacional de Cinema Escolar, no estado do Rio de Janeiro.

Também estão na programação oficinas de jogo populares gamificados, fotografia, introdução a lógica de programação, geração de imagens por inteligência artificial, avanço da energia elétrica, automação residencial; além de palestras sobre marketing estratégico, literacia visual, produtividade e gestão de tempo, intervenção solidária; e ainda apresentação teatral, apresentações de projetos e pesquisas, sarau literário e encerramento com apresentação musical de Kmulinga Experience Trio.

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Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Ianca Sobrinho