Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza evento para incentivar carreira acadêmica e científica para meninas

publicado: 03/03/2023 12h21, última modificação: 06/03/2023 14h43
Segunda edição presencial do evento reúne estudantes de Lucena

Para incentivar meninas e mulheres na carreira científica, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai receber, no dia 08 de março, cerca de 50 alunas e alunos da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Izaura Falcão de Carvalho, da cidade de Lucena. Os estudantes participarão do evento Meninas e Mulheres na Fisiologia 2023.

De acordo com a Profa. Josiane Cruz, do Departamento de Biotecnologia da Universidade, o objetivo da ação é promover a conscientização e empoderamento feminino, demonstrando para as estudantes que o meio acadêmico-científico, ou qualquer outro meio, a elas pertencem, se assim desejarem.

Durante o evento os estudantes vão conhecer trabalhos de mulheres cientistas, como um incentivo às meninas a conhecerem mais sobre a carreira na área da fisiologia.

Organizado pelo Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Fisiologia, do Centro de Biotecnologia da UFPB, o evento tem como parceiros a Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e Arquivo Afonso Pereira, que financiam a atividade; o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) e as Editoras: UFPB, Blucher, Atenas e Darkside que realizaram doações de livros que serão sorteados para os jovens participantes.

Trata-se da segunda edição presencial do evento, que na primeira vez reuniu meninas do Lyceu Paraibano. De acordo com a coordenadora, o diferencial deste ano é que além das meninas, público principal do evento, os meninos também foram convidados. Josiane explica que o objetivo de convidar os meninos é o de compartilhar com eles a importância de valorizar as iniciativas das mulheres em todos os campos, inclusive na ciência.

“Tem um dado que mostra que mais de 50% das pessoas que ocupam cadeiras na universidade e dos cientistas são mulheres, no entanto, quando observamos posições de comando como o de presidente de sociedades, de fundações de apoio à ciência, ministros, e até as bolsas de produtividade da CNPq, a maioria é ocupada por homens, há essa discrepância”, disse Josiane.

As inscrições para o evento estarão abertas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (Sigeventos) entre os dias 1º e 7 de março.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia (Arquivo ASCOM/UFPB - Imagem Ilustrativa)