Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza Fórum para discussão sobre a Política de Arte e Cultura da Universidade

publicado: 24/04/2023 18h14, última modificação: 24/04/2023 18h14
O evento será na manhã desta quarta-feira (26), no auditório da Sinfra

Foto: Alexandre Santos

O Comitê de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, na próxima quarta-feira (26), o I Fórum de Cultura da UFPB, que acontece às 9h, no auditório da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), no Campus I, em João Pessoa.

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica interessada em refletir sobre a produção, consumo, valorização e preservação da cultura e da arte na Universidade e contribuir com a construção da Política de Arte e Cultura da UFPB.

A Abertura do Fórum contará com a conferência “O Papel da Política de Arte e Cultura na Universidade”, a ser ministrada pelo professor aposentado da UFPB Francisco Pereira da Silva Júnior, que também é artista, escritor, sócio-fundador da ADUFPB e acadêmico da Academia Paraibana de Letras.

A programação conta ainda com momento de diálogo e debate de propostas, com previsão de encerramento às 12h.

O Comitê de Arte e Cultura é órgão assessor e consultor da Pró-reitoria de extensão (Proex), e tem por finalidade deliberar sobre a elaboração da Política de Arte e Cultura da UFPB. A presidente do CAC e Pró-reitora de Extensão, Berla Moraes, comenta que para a UFPB a elaboração da Política de Arte e Cultura é uma forma de desenvolvimento estratégico articulado às dimensões ensino, da pesquisa e da extensão, numa perspectiva interdisciplinar e transversal.

“Por isso demanda a participação da comunidade acadêmica para colaborar na construção desta, seja via Fórum de Cultura, seja na resposta de formulários de consulta, com o intuito de contribuir para formulação de uma política de arte de cultura que dialogue com patrimônio cultural material e imaterial e artístico, preservando memórias, trazendo inovação e propiciando difusão”, disse Berla Moraes.

Em março deste ano tomaram possem os 13 novos membros do CAC para o biênio 2023-2025 e, desde então, os membros vêm atuando em um grupo de trabalho, com reuniões semanais, no planejamento da metodologia e cronograma de elaboração da Política de Arte e Cultura da UFPB.

“Este Fórum de Cultura já é um desdobramento destes encontros. Nossa meta é que, em dezembro de 2023, a minuta de resolução, após consulta à comunidade acadêmica, possa ser encaminhada para apreciação e aprovação pelos devidos Conselhos Superiores da UFPB”, explica a Pró-reitora de Extensão.

Mais informações sobre as ações do CAC na construção da Política de Arte e Cultura da UFPB podem ser acompanhadas pelo perfil de Instagram @cacufpb.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins