Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza obras para revestimento cerâmico do prédio da Reitoria

UFPB realiza obras para revestimento cerâmico do prédio da Reitoria

publicado: 14/05/2024 10h51, última modificação: 14/05/2024 10h54
Prazo previsto para conclusão da obra do revestimento é de 120 dias

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu início, no final do mês de abril, ao serviço de recomposição do revestimento cerâmico da fachada do prédio onde fica localizada a Reitoria e Pró-reitorias, importando em um investimento de R$ 500.000,00.

O revestimento cerâmico do edifício protegerá o prédio de chuvas, infiltrações e de mofo, contribuindo para a preservação do patrimônio público, no qual trabalham e circulam mais de 900 servidores diariamente, além do público externo visitante.

O serviço do revestimento foi motivado em razão do revestimento anterior ter sido removido completamente, no ano de 2020, porque estava desplacando e causando riscos aos pedestres que circulavam próximo à construção.

De acordo com a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), o prazo previsto para conclusão da obra do revestimento é de 120 dias.

O prédio com quatro pavimentos, que compreende o que hoje é a Reitoria, pró-reitorias, órgãos suplementares, assessorias e outros setores administrativos, passou, em 2023, por uma grande reforma dos ambientes internos, realizando a conexão do prédio por meio de corredores acessíveis, reforma da Pró-reitoria de Extensão e a instalação do elevador. Nessa reforma realizada em 2023, foi feita a interligação dos dois edifícios – o mais antigo, que compreende o prédio onde se situam ambientes como o hall e a rampa, e o mais recente, cujas obras foram executadas entre 2010 e 2012.

De acordo com informações do Arquivo Central, o edifício onde está sendo realizado o serviço de revestimento cerâmico teve seu planejamento concebido no ano de 2010, foi executado com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), e sua destinação inicialmente era acomodar apenas o Arquivo Central, todavia, desde sua construção houve modificações na destinação de parte do edifício, especialmente no terceiro pavimento.

A revitalização do complexo também compreenderá melhorias na rampa e na fachada da Reitoria que dá acesso ao hall do Auditório Professor Milton Paiva.

Texto: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia