Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza serviços de reforma no prédio da Editora Universitária

UFPB realiza serviços de reforma no prédio da Editora Universitária

publicado: 22/11/2023 12h18, última modificação: 22/11/2023 12h18
O término está previsto para março de 2024

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu início, em setembro deste ano, à realização de serviços de reforma geral do prédio da Editora UFPB, localizada no campus I da Universidade. Um investimento de aproximadamente R$ 480,00 mil com recursos do orçamento próprio da UFPB para solucionar problemas de degradação da edificação da editora, que funciona nas atuais instalações desde 1970.

O objetivo é sanar os problemas de infraestrutura identificados como goteiras, infiltrações e degradações decorrentes de ação de cupins, por exemplo, para garantir aos usuários condições de uso adequadas. A obra tem previsão de término em março de 2024, e o serviço vai preservar as características originais da edificação.

A realização do serviço está sob a coordenação da Superintendência de Infraestrutura da UFPB (Sinfra). Os serviços de manutenção previstos para a editora englobam a manutenção da cobertura, já iniciada, com substituição de telhas, madeiramento e serviço de impermeabilização.

Além disso, será realizada a manutenção de forro de PVC, substituição de reboco degradado, substituição de revestimento cerâmico e granilite, pintura geral, manutenção em banheiros, manutenção e substituição de esquadrias (portas, janelas, vidros, gradis), substituição das instalações elétricas e adequação da rede lógica.

Para o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o valor destinado à Editora Universitária não representa um gasto, mas sim investimento em um equipamento importante para a UFPB e também para a sociedade como um todo.

“A universidade está fazendo investimento na nossa Editora Universitária, cujas instalações são dos anos 70, e hoje ela segue funcionando com essa estrutura que tínhamos há cinco décadas. Portanto, urgia a necessidade de fazermos uma reforma, uma atualização do prédio, nada mais do que justo e necessário para cobrir essa área que é de 800 metros quadrados, tão importantes para a história de nossa Universidade”, disse o Reitor.

Nessa área de aproximadamente 800m², fazem parte um auditório e um galpão onde já funcionou o parque gráfico da Editora e para o qual existe um projeto de transformação em um museu desse parque gráfico.

De acordo com o professor Natanael dos Santos, Diretor da Editora UFPB, a última reforma do prédio foi realizada há 50 anos, e os problemas estruturais já estavam resultando em mofo nos ambientes de trabalho, gerando problemas de insalubridade sérios, o que era uma queixa frequente dos servidores.

“O problema era agravado pela falta de ventilação dos ambientes de trabalho, pois os ambientes eram totalmente fechados. A reforma da editora vai modernizar e corrigir todos os problemas acumulados durante anos de funcionamento e esquecimento, graças à sensibilidade do Reitor”, disse o gestor.

A Editora UFPB atualmente compreende três setores: o Setor Administrativo, o Setor de Diagramação e o Setor de Periódico. O Setor de Diagramação é responsável pela produção de uma média de 85 livros ao ano dos três segmentos da Instituição e o Setor de Periódico é responsável pelo suporte técnico a 65 revistas de diferentes setores da UFPB.

Até o final do serviço, a Editora UFPB está funcionando no térreo da Reitoria, onde era localizado o antigo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins