Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza substituição de portão de acesso pelo Centro de Tecnologia (CT)

UFPB realiza substituição de portão de acesso pelo Centro de Tecnologia (CT)

publicado: 10/11/2023 09h10, última modificação: 10/11/2023 09h14
A previsão é que o novo item de segurança tenha uma vida útil de até três décadas

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está realizando a reforma da estrutura e substituição do portão de acesso à Universidade pelo Centro de Tecnologia (CT), com a melhoria da infraestrutura dos pilares de sustentação.

Conforme esclarece o Reitor Valdiney Gouveia, o objetivo principal da intervenção é garantir a segurança, tanto para a universidade quanto para a população que transita diariamente por aquela entrada, seja em veículos automotores ou caminhando.

“O objetivo é dar segurança para que pessoas não invadam a Universidade, e também para que haja mobilidade, para que o portão não corra mais o risco de queda, e assim oferecer mais segurança também aos pedestres. Vamos instalar um portão em condições, que permita uma longa duração. A estimativa é de duas a três décadas de uso para o novo portão’, explicou o Reitor.

Ainda segundo o gestor, o portão de acesso anterior já havia passado por reiterados reparos, como soldas, por exemplo, mas que não foram suficientes para corrigir os problemas estruturais devido ao portão já estar danificado diante do tempo de uso.

Portão que será substituído

De acordo com Jairo Dias Inocêncio, Superintendente de Infraestrutura da UFPB (Sinfra), a obra deve solucionar o problema de degradação do portão e dos pilares de sustentação. “Estamos substituindo o portão e os pilares de sustentação que não seguraram o portão antigo dado o peso que ele tem. Os pilares estão sendo refeitos e estamos colocando uma viga para melhorar a sustentação”, explicou.

Segundo dados da Sinfra, o investimento na obra gira em torno de R$ 60 mil. Os serviços se iniciaram em 18 de setembro e têm previsão de conclusão na primeira semana de dezembro.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins