Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza XI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, de 26 a 28 de outubro

publicado: 21/10/2022 10h45, última modificação: 21/10/2022 10h45
Conferências, mesas-redondas, minicursos e simpósios temáticos integram programação de evento que acontecerá no CCHLA

Foto: Angélica Gouveia

O XI SIGET - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acontecerá no período de 26 a 28 de outubro, das 8h às 19h, no formato presencial, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Com o tema “Gêneros textuais/discursivos: Conhecimentos, Linguagens e Culturas”, o evento é voltado para professores de escola básica, alunos de graduação e de pós-graduação, bem como para professores e pesquisadores nacionais e internacionais.

Além de conferências e mesas-redondas, o evento será composto de minicursos e simpósios temáticos, que serão ministrados por pesquisadores nacionais e internacionais convidados.

Vinculado às ações do Grupo de Trabalho (GT) de Gêneros Textuais/Discursivos da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), de 2003 até o momento atual, o SIGET tem se firmado como um evento bianual de projeção nacional e internacional, representando uma agenda de discussões e debates aguardada por uma ampla parcela da comunidade acadêmica da área de Letras e de Linguística que investigam o tema, devido ao seu caráter interdisciplinar e intercultural.

A coordenação geral do evento é das professoras Elaine Espindola (do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas – DLEM) e Regina Celi (do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - DLPL), ambas do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling).

Conforme a professora Elaine Espindola, seguindo a tradição, iniciada em 2003, na Universidade de Londrina, no I SIGET — então coordenado por Vera Lúcia Lopes Cristovão e Elvira Lopes Nascimento —, um tema norteador pauta as discussões no evento. “Assim, nesta XI edição, o tema Conhecimentos, Linguagens e Culturas norteia as nossas reflexões sobre a investigação dos gêneros textuais no Brasil. Tendo em vista o caráter multimodal das ações de linguagem e sua relação dinâmica com as práticas sociais de construção de conhecimento, em sua essência, heterogêneas e interculturais, nada mais pertinente do que pensarmos a efervescência dos gêneros nesse entremeio de significações”, explicou a professora.

Os simpósios temáticos deverão ser coordenados por pesquisadores doutores de até três instituições diferentes. Os coordenadores têm a função de avaliar todos os resumos submetidos, organizar e promover o debate nas sessões. Cada sessão, incluindo a de apresentação de pôsteres, terá duração de 3 horas.

Puderam se inscrever para os simpósios professores da educação básica, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pesquisadores em geral para comunicação oral ou pôster. Como os pôsteres podem ter um autor e um coautor, puderam se inscrever mestres, mestrandos, professores da educação básica, alunos de graduação e alunos da educação básica, desde que vinculados a projetos de iniciação científica e em coautoria com seus professores-orientadores.

Para obter mais informações e acessar a programação, basta acessar o site do evento e o perfil do Instagram: @xisiget.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia