Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realizou 1º Fórum de Cultura para a construção da Política de Arte e Cultura

publicado: 27/04/2023 11h00, última modificação: 27/04/2023 11h00
Evento reuniu produtores e representantes de grupos culturais da UFPB, além de servidores de setores conectados à atividade cultural

Na manhã desta quarta-feira (26) ocorreu, na Universidade Federal da Paraíba, o I Fórum de Cultura da UFPB. Realizado pelo Comitê de Arte e Cultura (CAC) da instituição, o fórum teve por objetivo reunir produtores e representantes de grupos culturais da UFPB, além de docentes e técnicos administrativos de setores conectados à atividade cultural, para discussões e contribuições para a construção da Política de Arte e Cultura da UFPB.

Estiveram presentes cerca de 40 servidores e alunos da instituição. O encontro contou com a participação do professor aposentado da UFPB Francisco Pereira da Silva Júnior, que também é artista, escritor, sócio-fundador da ADUFPB e acadêmico da Academia Paraibana de Letras.

Durante a conferência “O Papel da Política de Arte e Cultura na Universidade”, o docente rememorou a história da cultura e da arte na UFPB, como a criação dos cursos de graduação na área das artes e da comunicação, que hoje expandiram-se e contam com conceituados cursos de pós-graduação.

O docente falou também do contexto da criação dos núcleos relacionados à arte e cultura da UFPB e do insucesso de alguns processos; do desenvolvimento tecnológico atual e da necessidade de propor um plano cultural adequado ao contexto atual. Além disso realizou uma reflexão conceitual aprofundada sobre as muitas formas de produção cultural, articulando os vários espaços e equipamentos culturais da instituição.

“Esse é um mundo mutante que a UFPB está se propondo a criar um plano cultural, e temos a necessidade de fornecer uma formação teórica edificante e transformadora para nossos alunos, e a cultura é um aporte acadêmico fundamental na formação dos discentes de todas as áreas do conhecimento”, disse Francisco Pereira da Silva Júnior.

Após a conferência, os servidores e estudantes presentes puderam realizar falas e contribuir para a construção da Política de Arte e Cultura da UFPB, por meio do Comitê de Arte e Cultura. Foram discutidas sugestões para a valorização da cultura como espaço privilegiado de produção de conhecimento, aliada às ações de ensino, pesquisa e extensão.

Alguns pontos dialogados foram a necessidade de inserção do Sistema de Bibliotecas da UFPB como um espaço cultural e nas discussões sobre a temática; a revitalização dos espaços externos da universidade para que permitam a realização de ações de cultura; atenção à cultura urbana e arte marginal dos grupos já implantados na UFPB; a cultura na educação antirracista; a preservação da memória da arte e cultura institucional; a disposição de servidores para atuação nos setores e equipamentos culturais; a atenção à gestão cultural; a responsabilidade do diálogo com a sociedade civil e acadêmica na construção da política cultural, dentre outros.

De acordo com a presidente do CAC, a Pró-reitora de Extensão Berla Moraes, as contribuições realizadas durante o Fórum são essenciais para a Política de Arte e Cultura da UFPB.

“Todas as contribuições que foram apresentadas vamos considerar na construção desse primeiro esboço de documento, porque a Política de Arte e Cultura da UFPB será transformada em um documento, uma minuta de Resolução para que possa ser aprovada nos conselhos da universidade”, disse a Pró-reitora. A previsão é que a minuta da resolução esteja pronta até o final de 2023.

Outros eventos e ações serão realizados pelo Comitê de Arte e Cultura com o intuito de contribuir para formulação de uma política que dialogue com patrimônio cultural material e imaterial e artístico. Quem desejar contribuir com sugestões também pode entrar em contato com o CAC pelo e-mail cacufpb@gmail.com e pelo perfil de Instagram @cacufpb.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins