Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe a visita do Deputado Raniery Paulino, para conhecer de perto equipe de Aerodesign da Universidade
conteúdo

Notícias

UFPB recebe a visita do Deputado Raniery Paulino, para conhecer de perto equipe de Aerodesign da Universidade

publicado: 09/02/2024 16h46, última modificação: 09/02/2024 16h46
Visita institucional ocorreu no gabinete da Reitoria na manhã desta sexta-feira (9)

Foto: Aline Lins

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, recebeu, nesta sexta-feira (9), em seu gabinete no Campus de João Pessoa, a visita do Deputado Federal Raniery Paulino, um dos integrantes da bancada paraibana na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o deputado reuniu-se com o Reitor para conhecer o projeto Aerojampa, a equipe de aerodesign da UFPB que existe há 17 anos. 

Anualmente, os integrantes do projeto – alunos de diversos cursos de graduação da UFPB – participam da competição SAE Brasil Aerodesign, na cidade paulista de São José dos Campos. Na disputa, as equipes estudantis são desafiadas a projetar aeronaves radiocontroladas a partir de desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica. Conforme o vice-capitão do Aerojampa, Luís Eduardo Leão, o melhor resultado da equipe, única paraibana na competição, foi o 19º lugar geral, entre 60 competidores, e o top 5 entre os participantes nordestinos, ambos conquistados em 2022. 

De acordo com Raniery Paulino, o convite para que conhecesse o Aerojampa partiu do próprio Reitor Valdiney Gouveia. Após a reunião, que contou com a participação de outros membros do Aerojampa, como os estudantes Marcus Vinícius Santos, Hortencya Vytorya Alves e Camila Leodegária, o parlamentar se dispôs a ajudar o projeto com recursos de emendas e também com apoio político, para que o Aerojampa consiga estabelecer parcerias nas esferas pública e privada.  

“É uma satisfação ver que a Paraíba, a UFPB, tem desenvolvido projetos com muita tecnologia, que tem sido referência nacional. Então, coloco o meu mandato à disposição do projeto, não somente na parte orçamentária, mas também dentro do nosso escopo de atuação”, afirmou o parlamentar. 

Para o Reitor Valdiney Gouveia, o saldo da reunião foi bastante positivo. Ele também afirmou estar confiante de que a parceria com o Deputado Raniery Paulino possa render importantes apoios, não só para o Aerojampa, mas para outros grupos da UFPB que lidam com protótipos, como o Motorius e o UFPBaja.

“O deputado Raniery Paulino é uma pessoa propositiva, atuante, que esteve aqui quatro vezes como deputado estadual e, agora, vem como deputado federal, demonstrando um compromisso forte com a educação. E o que a gente quer é potencializar grupos como estes, formados por jovens com boas ideias, mas que precisam de recursos e parcerias para poder executá-las”, disse o Reitor. 

Participaram também da reunião a Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), Prof. Paulo de Tarso, e a Superintendente de Educação à Distância (Sead) da Universidade, Profa. Raíssa Paulino, além da comitiva do parlamentar Raniery Paulino, formada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Governo, Rafael Rabello, e demais representantes do executivo estadual, como Cláudio Toledo e André Rabello. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins
Ascom/UFPB