Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe da empresa Silvaco software para utilização em projetos de circuitos eletrônicos integrados

publicado: 17/02/2022 19h02, última modificação: 18/02/2022 01h07
Ferramenta pode ser aplicada em áreas como computação, Internet das Coisas (IoT), 5G, conservação de energia e equipamentos médicos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu da empresa americana Silvaco a doação de um software para utilização em projetos de circuitos eletrônicos integrados, visando a utilização da tecnologia em disciplinas dos cursos da Instituição. O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, recebeu, nesta quinta-feira (17), a visita do diretor de vendas estratégicas da Silvaco, Braz Izaias da Silva Junior.

O software, que já está sendo utilizado pelos professores para treinamento no Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e do Centro de Informática (CI), pode ser aplicado nas mais diversas áreas, entre elas computação, Internet das Coisas (IoT), 5G, conservação de energia, equipamentos médicos, todas as áreas em que se possam ser desenvolvidas soluções inovadoras. Foram disponibilizadas 20 licenças para realização de treinamento pelos professores.

A reunião, que aconteceu no prédio da Reitoria, além do representante da Silvaco Brasil, Izaias da Silva, contou também com a presença da Profa. Kelly Gomes, diretora da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), do diretor do CEAR, Prof. Euler Macedo, e Prof. Cleonilson Protásio de Souza, também do CEAR, coordenador do projeto e Diretor de Inovação e Novas Oportunidades da Sociedade Brasileira de Microeletrônica.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, ressaltou a importância da parceria e destacou a forma como ela poderá contribuir com a Instituição, o Estado e a sociedade como um todo.

“A Universidade se beneficia da disponibilização gratuita de softwares para que possamos utilizar e empreender em nossas pesquisas e nossas ações; isso traz desenvolvimento para a UFPB, capacita melhor ainda os nossos estudantes e, como consequência, todo o Estado ganha com qualificação e tecnologia de referência no cenário das energias renováveis”, pontuou.

Conforme o diretor do CEAR, Prof. Euler Macedo, foram escolhidas para receber o software instituições representantes das regiões brasileiras e a UFPB foi selecionada representando as regiões Norte e Nordeste, pela questão geográfica estratégica e, sobretudo, pelo histórico de desenvolvimento na área de microeletrônica.

“Os professores serão os multiplicadores dessa tecnologia para os alunos de graduação e pós-graduação desenvolverem novas tecnologias e trabalharem no desenvolvimento de circuitos integrados que, hoje, é uma demanda mundial, e que o Brasil já tem um know how muito grande, mas que com esse tipo de ferramenta se permite aumentar a capacidade de produção”, explicou Prof. Euler.

De acordo com o representante da Silvaco, a finalidade do investimento é o ensino e capacitação. “Para que os estudantes possam conhecer as tecnologias que nós estamos trazendo para o Brasil e, no futuro, eles possam usar isso nas empresas ou criar novas empresas para atrair desenvolvimento para a região”, afirmou Izaias.

Foto: Aline Lins

Reportagem: Mellody Oliveira