Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe equipe da Fiocruz para discutir reconquista das altas coberturas vacinais

publicado: 02/08/2022 18h13, última modificação: 08/08/2022 17h39
Universidade pode contribuir com ações extensionistas e de ensino, além de pesquisas científicas

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta terça-feira (02), uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, que foi recepcionada pelo Reitor Valdiney Gouveia, pelos diretores dos Centros de Educação e de Ciências Humanas, Letras e Artes e pelos diretores da Escola Técnica de Saúde da UFPB. O grupo da Fiocruz integra o projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV).

O Reitor Valdiney Gouveia ponderou que tem havido uma redução da imunização em todo o mundo e é importante elevar novamente os índices. “A pandemia, o isolamento social em muito contribuiu com essa ausência das pessoas nos postos para se vacinar, provavelmente com medo do contato pessoal, e a gente precisa resgatar o índice elevado que o Brasil e o mundo tinham de cobertura vacinal e que hoje caiu bastante”, disse o Reitor. Para isso, segundo ele, é preciso promover ações nas mais diversas áreas e contribuir com ações extensionistas e de ensino, de forma a estimular a vacinação. Contudo, ressaltou o Reitor, a UFPB tem envergadura para também contribuir com pesquisas científicas.

Maria de Lurdes Sousa Maia, gerente da Assessoria Clínica do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e coordenadora geral do projeto, falou sobre o encontro: "A reunião com o Reitor e os coordenadores dos Centros das áreas de ciências humanas, CCSA, CCHLA, CE e ETS, possibilitou uma discussão rica e bastante oportuna sobre a importância de recuperarmos as taxas de cobertura vacinal e o papel fundamental da universidade assumindo protagonismo conforme desejo do Reitor Valdiney Gouveia. Hoje o Brasil tem pela frente grandes desafios e, sem dúvida, é fundamental a colaboração de todos os setores da sociedade para promover ações sinérgicas e coordenadas nas mais diversas áreas. Precisamos falar sobre vacinas e vacinação. Precisamos reconquistar altas taxas de cobertura. Precisamos mobilizar, precisamos dialogar com toda a sociedade e hoje vimos na fala de todos os presentes que este é um tema absolutamente fundamental. As ciências humanas têm muito a contribuir para a saúde pública brasileira", disse.

Para a Diretora do Centro de Educação da UFPB, Profa. Adriana Diniz, a ideia é disseminar a importância e a necessidade de ampliar a cobertura vacinal. “São 20 tipos de doenças diferentes, constata-se a diminuição da cobertura vacinal no Brasil como um todo e eles vêm pedir à UFPB um engajamento ativo, em uma parceria, no sentido de levar essa informação para a sociedade, no sentido de comunicar, de educar, para que a gente possa contribuir na elevação da cobertura vacinal. O Centro de Educação se engaja nesse tipo de mobilização porque a gente entende que a Universidade é a casa da ciência, da educação e da comunicação, então é seu papel social”, disse a docente.

O diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Rodrigo Freire de Carvalho e Silva, explicou que a Fiocruz, ao longo da história, vem cumprindo um papel central na pesquisa, na divulgação científica e na ação em prol da universalização da saúde pública no Brasil. “Muito do que são o SUS e o PNI hoje é resultado da ação da Fiocruz. Para nós das ciências humanas é muito importante poder atuar em articulação com tão importante instituição. No CCHLA já existem muitos grupos que fazem pesquisa e extensão em saúde com muita qualidade e, certamente, poderão se associar a esta rede proposta pela Fiocruz à UFPB”, afirmou.

Na avaliação de Akira Homma, assessor científico sênior de BioManguinhos/Fiocruz e também coordenador geral do projeto, “a reunião com o Reitor e os coordenadores dos centros de ciências humanas foi riquíssima, com o compartilhamento de experiências, preocupações e propostas que vão ao encontro da proposta do Projeto. A mobilização de todos os setores é crucial para aumentar as coberturas vacinais”. Segundo ele, as taxas de cobertura vacinal no país vêm caindo e mais drasticamente nos últimos anos. “Para podermos voltar ao patamar que já tivemos no Brasil, precisamos pôr a mão na massa. A universidade tem um papel de extrema relevância para que informação e conhecimento cheguem a todos. Estamos muito satisfeitos pelo sucesso do nosso encontro. A Paraíba será um grande exemplo para a reconquista das altas coberturas no Brasil, a exemplo do que fizeram Vinícius da Fonseca e Guilhardo Martins para a Fiocruz e a retomada da produção de vacinas no Brasil na década de 70”, afirmou.

Isabel Azevedo de Alencar, responsável pelo eixo de educação e comunicação do projeto, esclareceu que uma das principais estratégias do projeto é a criação de uma grande rede solidária de cooperação com instituições, organizações e movimentos sociais, entidades religiosas, associações comunitárias e poder público em torno da reconquista das altas coberturas vacinais. “O Encontro de Mobilização é o primeiro passo para a estruturação de redes de comunicação, educação e controle social nos municípios”.

Também participaram da reunião o Professor da UFPB, Luciano Bezerra, que também integra a equipe do projeto, e a Diretora da ETS/UFPB, Profa. Soraya Franco.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia