Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe professor criador do método Yura, do Japão, em comitiva com docentes da USP

publicado: 02/06/2023 18h04, última modificação: 02/06/2023 18h36
Visitantes foram convidados pelo Instituto Paraibano do Envelhecimento e pelo Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB

Foto: Aline Lins

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, e a Vice-reitora Liana Filgueira, receberam, nesta sexta-feira (2), uma comitiva formada por professor do Japão, Yoshihito Kikuchi, professoras da Universidade de São Paulo (USP) e representante da Prefeitura de São Paulo, convidada pelo Instituto Paraibano do Envelhecimento e pelo Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB.

O professor Yoshihito Kikuchi, diretor do Centro Dia Yura Rhythm para idosos, é fundador do método Yura Rhythm. Um dos objetivos da visita foi tratar sobre parcerias e apresentar o método Yura à comunidade, ao corpo docente e idosos do IPE/UFPB.

O Reitor Valdiney Gouveia deu as boas-vindas à comitiva e destacou a importância do IPE para a Universidade, bem como do estabelecimento de convênios em benefício dos idosos. O Pró-reitor de Planejamento, professor Paulo de Tarso, também participou do encontro.

O estava acompanhado pela Presidente do IPE da UFPB, professora Antônia Leda, o Vice-presidente do IPE, professor Robson Antão, e a coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB, professora Adelaide Moreira, além da responsável pela área administrativa do instituto, professora Maria das Graças Miguel.

Também participaram da visita duas professoras da USP, Rosa Yuka Sato Chubaci e Beatriz Gutierrez, ambas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, e a Assessora Técnica da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo, Dineia Mendes, além de alunas de Mestrado em Gerontologia da USP.

O modelo Yura, criado no Japão em 2011, baseia-se em três técnicas: de relaxamento, atividades físicas e música. “A música estimula muito a memória. É um método que tem feito muito sucesso. Em São Paulo, nós já estamos com mais de vinte locais realizando atividades”, explica a professora Rosa Yuka.

Reportagem e Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins