Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe secretário de Educação da Paraíba para discutir parcerias institucionais

publicado: 15/12/2023 14h52, última modificação: 15/12/2023 15h31
Encontro discutiu a possibilidade de realização de curso voltado para o ensino da língua Mandarim a estudantes da rede estadual de ensino

Foto: Aline Lins

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, recebeu, nesta sexta-feira (15), o Secretário de Educação do estado da Paraíba, professor Roberto Souza, e a Secretária-executiva de Gestão Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, Elizabete de Araújo, para discutir parcerias institucionais em educação.

Na reunião, foi discutida, em princípio, a possibilidade de realização de capacitação e de curso voltado para o ensino da língua Mandarim a estudantes da rede estadual de ensino. A proposta será elaborada para que a parceria seja viabilizada por meio de termo de cooperação. O encontro contou com a presença da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB.

Segundo o secretário de Estado Roberto Souza, essa demanda específica partiu do Governo do Estado em razão da aproximação com os chineses, no que se refere à instalação de uma empresa chinesa de medicamentos no Estado, bem como a parceria com os chineses para instalação do radiotelescópio Bingo. Ele explicou que, hoje, o Estado necessita de profissionais com esse conhecimento de Mandarim.

“E, aproveitando também o programa de internacionalização que a rede estadual já possui, Conexão Mundo, de levar estudantes do ensino médio para conhecer outros países e ter temporadas de estudo em outros países, nós agora vamos expandir para a China, e a parceria com a UFPB na direção de termos cursos de formação inicial em Mandarim, aqui, antes de encaminharmos os nossos estudantes para a China, é a demanda principal neste momento, para que possamos preparar esse cronograma no próximo ano, fazendo essa formação inicial com o apoio dos profissionais da UFPB, que já trabalham com esse idioma. Mas também aproximar a Secretaria de Educação e a UFPB para outras parcerias que entendemos que são fundamentais para formação dos nossos professores”, disse o Secretário Roberto Souza.

Nesse sentido, o Reitor Valdiney Gouveia afirmou que a UFPB tem todo interesse de estabelecer essa parceria e está à disposição para firmar termo de cooperação com o Governo do Estado para consolidar o convênio e viabilizar o curso. Inicialmente, seria realizado um treinamento preliminar por meio de oficinas visando a participação dos alunos da rede estadual, com o objetivo de dar condições para os estudantes realizarem o curso de Mandarim e realizarem intercâmbio internacional.

A Profa. Ana Berenice Peres Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI da UFPB, disse que a UFPB, por meio do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da UFPB (InELC), tem plenas condições de realizar essa parceria para cursos em Mandarim para preparar esses adolescentes para irem à China. Ela explicou que a oficina preliminar é fundamental para que os alunos tenham um primeiro contato com o Mandarim, compreendendo o diferencial dessa língua em relação ao Português e a outras línguas, considerando a fonética, a escrita por ideogramas, para que esses jovens se assegurem de que têm como objetivo aprender a língua. Ela também ressaltou a experiência que a UFPB tem no ensino do Mandarim. “De 07 a 09 deste mês de dezembro, em um congresso internacional da língua chinesa, em Pequim, a UFPB e a Universidade do Egeu, da Grécia, foram as duas únicas premiadas com relação ao ensino digital do Mandarim, no mundo”, disse a docente.

A reunião, no Gabinete da Reitoria da UFPB, contou ainda com a participação do Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Prof. Paulo de Tarso, e com o Chefe de Gabinete Pablo Nogueira.

Texto: Aline Lins
Fotos: Aline Lins