Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe visita do Secretário Municipal de Saúde de João Pessoa
conteúdo

Notícias

UFPB recebe visita do Secretário Municipal de Saúde de João Pessoa

publicado: 10/01/2024 15h48, última modificação: 10/01/2024 15h48
O titular da pasta reuniu-se com o Reitor da UFPB e docentes do curso de Terapia Ocupacional para discutir o futuro dos profissionais da área no município

Foto: Carlos Ribeiro

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, recebeu, nesta terça-feira (9), a visita do Secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira Filho, para uma reunião, com o objetivo de discutir algumas medidas para a incorporação de profissionais de Terapia Ocupacional no mercado de trabalho da capital paraibana.

Durante o encontro, que também contou com a participação de representantes do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, foi apresentada a necessidade da realização de concursos públicos no município para terapeutas ocupacionais, com o objetivo de integrar, em diferentes níveis, o corpo técnico das equipes de saúde municipais. 

O Reitor Valdiney Gouveia agradeceu a visita do secretário, assim como da chefia de Departamento de Terraria Ocupacional e dos docentes presentes, destacando a importância do reconhecimento e da regularização do terapeuta ocupacional. 

“Começamos uma primeira discussão, na qual ficou acertado que os professores do Departamento de Terapia Ocupacional se encarregarão de fazer um documento justificando a importância da profissão, junto com um levantamento do mercado e das condições econômicas que tornam a profissão plausível para o município e atrativa paras as pessoas as quais ela se dedica”, disse o Reitor.  

A chefe do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB, professora Andreza Aparecida Polia, ressaltou a relevância dos profissionais dessa área, que atuam em todos os ciclos da vida e impactam diretamente na diminuição dos custos com os cuidados na saúde. 

“Atualmente o município de João Pessoa conta apenas com uma terapeuta ocupacional concursada e cinco contratados, enquanto a recomendação da OMS [Organização Mundial da Saúde] é de 1 profissional para cada 1.000 habitantes. Esperamos, com essa ação, sensibilizar a gestão municipal para a necessidade da realização destes concursos a fim de suprir este déficit  e principalmente ofertar atendimento de qualidade para a população”, destacou a docente.

Participaram do encontro, ainda, a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, Carolina Couto, além das docentes Márcia Maria Mont'Alverne, Ângela Cristina Dornelas, Letícia Zanetti e Isabela Lemos. A servidora técnica-administrativa Maria Suely Benevides também integrou a comitiva do curso de Terapia Ocupacional. 

* * *
Texto: Vinícius Marantz
Edição: Vinícius Vieira
Fotos: Carlos Ribeiro
Ascom/UFPB