Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona cerca de 2 mil novos alunos com trote verde

UFPB recepciona cerca de 2 mil novos alunos com trote verde

publicado: 31/01/2023 17h05, última modificação: 31/01/2023 17h06
Tradicional evento da Universidade completa 10 anos com edição comemorativa

Foto: Mariani Idalino

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, no dia 10 de fevereiro, o tradicional Trote Verde, para recepcionar os novos alunos no início deste semestre 2022.2, e em comemoração aos 10 anos do evento e da Comissão de Gestão Ambiental (CGA/UFPB). Neste semestre 2022.2, a UFPB recebe aproximadamente 2 mil estudantes ingressantes e cerca de 30 mil alunos veteranos.

O Trote Verde é coordenado pelo Prof. Joácio de Araújo Júnior, coordenador da CGA. Nesta edição especial, as atividades começarão a partir das 9h, com o plantio de mais de 500 mudas, e no período da tarde haverá solenidade festiva, coquetel, confraternização, apresentação musical, além de distribuição de camisas comemorativas e sorteio de brindes. Haverá três horários distintos para o plantio de mudas: 9h, 10h e 15h.

As inscrições estão abertas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). Os inscritos irão participar de um sorteio de brindes. Para ter uma estimativa da quantidade de pessoas que irão em cada horário e organizar por curso, a Comissão de Gestão Ambiental (CGA/UFPB )também criou um formulário e um grupo de WhatsApp para os participantes.

O evento tem como público prioritário os alunos ingressantes, os chamados “feras”, para o momento de recepção à universidade, mas também é aberto para toda a comunidade acadêmica. O objetivo é introduzir os estudantes na vida acadêmica por meio de uma ação ambientalmente sustentável.

À tarde, a programação acontecerá no Bloco Multimídia do Centro de Tecnologia (CT), prédio conhecido como “Bolo de noiva”, a partir das 15h. A partir das 16h, haverá apresentação musical seguida de coquetel comemorativo, além do sorteio dos brindes.

Além do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, da Vice-reitora, Liana Filgueira, e dos Diretores de Centro, foram convidados o Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente. O evento também terá a presença especial dos primeiros alunos da UFPB que há 10 anos participaram da edição inaugural do Trote Verde, plantando as primeiras mudas da ação.

Outra novidade deste ano é que haverá dois tipos de muda para plantio, mudas de pequeno porte, de 50 centímetros a 1 metro de altura, e mudas de 2 metros de altura. As mudas de maior porte serão plantadas em locais estratégicos para fornecerem sombra aos passeios do Campus I da UFPB.

Serão plantadas espécies da Mata Atlântica como Sibipiruna, Ipê Roxo e Caraibeira.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) é parceira da UFPB e patrocinadora do Trote Verde da Universidade. Nesta edição, a Semam irá doar as mudas, fornecer camisetas comemorativas e coquetel.

Para mais informações, basta acessar o Instagram @troteverde.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins