Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona novos professores substitutos e visitantes
conteúdo

Notícias

UFPB recepciona novos professores substitutos e visitantes

publicado: 07/07/2023 18h34, última modificação: 07/07/2023 18h52
Recepção a 19 professores substitutos e uma professora visitante aconteceu na tarde desta sexta (7), no auditório da SEAD

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, na tarde desta sexta-feira (7), uma recepção a 19 professores substitutos e uma professora visitante que acabam de assinar os contratos com a instituição. 

A solenidade aconteceu no auditório da Superintendência de Educação à Distância (SEAD) e contou com a presença do Pró-Reitor de Administração, professor Cássio Besarria.

Participaram também da recepção os Coordenadores de Processos de Gestão de Pessoas (CPGP), Fagner Oliveira, e de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), Cláudio Augusto, representando a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), além de amigos e familiares dos docentes recém-contratados pela UFPB. 

O coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Claudio Augusto, que iniciou as falas das autoridades presentes, deu as boas aos novos professores e lembrou que ingressar no cargo de professor substituto pode representar o início da construção de uma carreira na docência efetiva.

Em seguida, o coordenador de Processos de Gestão de Pessoas, Fagner Oliveira, mencionou que a contratação de professores substitutos não só evita a descontinuidade de atividades acadêmicas, mas também renova a equipe da UFPB com docentes que podem trazer contribuições relevantes aos estudantes, uma vez que, em geral, os professores substitutos são recém-egressos de cursos de mestrados e doutorados. 

O Pró-Reitor de Administração, Professor Cássio Besarria, afirmou que o momento é de muita felicidade, pois representa a conquista de um sonho para muitos dos professores que estão sendo contratados, e que espera empenho dos novos docentes. 

“Falo também como professor que nossos objetivos aqui são ministrar boas aulas, por meio das quais podemos mudar a vida dos estudantes desta Universidade, e também fazer pesquisa e extensão, de forma a permitir que o conhecimento aqui desenvolvido alcance toda a sociedade”, observou o Pró-Reitor. 

Docentes com múltiplas experiências 

A paixão pela docência foi o motivo que fez a Professora Antônia Lêda Oliveira Silva retornar à UFPB uma semana após ter se aposentado, agora na condição de professora visitante nacional no Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB. 

Com 44 anos de casa, além de ter participado da formação de muitos profissionais de saúde da Paraíba, um dos destaques de sua trajetória profissional na UFPB foi na idealização do Instituto Paraibano de Envelhecimento (IPE/UFPB). O Instituto, órgão suplementar vinculado à Reitoria da UFPB, é o primeiro desta modalidade no âmbito de universidades públicas e foi inaugurado em 2019, funcionando no prédio da antiga Prefeitura Universitária. 

“Um dos projetos de pesquisa que vou desenvolver com a equipe do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia (PMPG), já como professora visitante, é entender por quais motivos o docente idoso, mesmo que já reúna as condições para a aposentadoria, se mantém ativo na docência”, afirmou a Professora Antônia Lêda. 

A docente Lorena Augusto, que será lotada no Departamento de Matemática, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), assume a docência pela primeira vez. Ela será aluna e professora simultaneamente, uma vez que foi contratada enquanto finaliza a tese de doutorado. 

“Eu espero que dê tudo certo e que o fato de ter estado na posição de aluna há muito pouco tempo permita que seja possível construir boas relações com os discentes”, disse a professora. 

Todos os docentes começarão suas atividades no próximo dia 12, início do período letivo 2023.1. Confira, a seguir, a lista com os novos professores da Universidade: 

PROFESSORES SUBSTITUTOS

Amanda Trajano Batista (CE – Departamento de Psicopedagogia)

Fábio de Oliveira Lucena (CT – Departamento de Engenharia de Produção)

Hamilton Sérgio Nery de Medeiros (CCHLA – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas)

Jane Kelly Batista Ramalho Pedroza (CCSA – Departamento de Gestão Pública)

Janine Silva Nascimento Cunha (CCAE – Departamento de Ciências Sociais Aplicadas)

Joémerson de Oliveira Maia (CCEN – Departamento de Matemática) 

José Wagner Amador da Silva (CCA – Departamento de Ciências Veterinárias)

Kelly Thaysy Lopes Nascimento (CE – Departamento de Ciências das Religiões)

Augusto Pequeno Silva (CCEN – Departamento de Matemática)

Luanny Barbosa de Lima (CCHLA – Departamento de Línguas de Sinais) 

Maria Aparecida Marques de Lima (CCHLA – Departamento de Línguas de Sinais)

Miriam Espindula dos Santos Freire (CCAE – Departamento de Educação)

Rafaella Soares Espínola (CCTA – Departamento de Turismo e Hotelaria)

Rebecca Vanessa Bandeira Rodrigues de Souza (CCAE – Departamento de Design)

Thayane Pereira da Silva Ferreira (CCS – Departamento de Terapia Ocupacional) 

Thayna de Oliveira Fernandes (CCSA – Departamento de Finanças e Contabilidade) 

Thays Felipe David de Oliveira (CCSA - Departamento de Gestão Pública) 

Thiago Lins Fagundes de Sousa (CCM – Departamento de Doenças Infecciosas, Parasitárias e Inflamatórias)

Uyara de Sousa Travassos Barbosa (CCAE – Departamento de Design)

PROFESSOR VISITANTE NACIONAL 

Antônia Lêda Oliveira Silva (CCS - Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva) 

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB