Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona novos professores substitutos, efetivos e visitante

UFPB recepciona novos professores substitutos, efetivos e visitante

publicado: 21/12/2023 13h46, última modificação: 21/12/2023 13h50
Os novos docentes vão atuar no Campus I da universidade

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, na manhã desta quinta-feira (21), a solenidade de posse de 02 professores efetivos, 01 professor visitante e a recepção de quatro professores substitutos da UFPB. Os novos docentes vão atuar no Campus I da Universidade.

O momento foi presidido pelo Reitor Valdiney Gouveia, que em sua fala destacou a importância da formação oferecida pela Instituição, lembrando autoridades do passado e do presente que foram alunos da Universidade e hoje desenvolvem trabalho relevante não apenas no país, mas, também, fora dele.

“Os jovens que entram aqui acreditam muito na gente, com a ideia que vamos mudar a vida deles, muitos meninos chegam aqui sem nenhum norte e com uma carência. E o papel do professor brasileiro é mostrar que aqui a gente faz a diferença, que aqui se pode não só aprender, mas ter chances no mercado de trabalho, esses são só alguns dos desafios que vão enfrentar. Venham com ânimo para a universidade, porque ela precisa muito de vocês”, disse o gestor.

Dentre os servidores que tomaram posse está o professor Valnês da Silva Rodrigues Junior que, pela segunda vez, vai atuar na UFPB como professor visitante. Ele, que veio do Rio Grande do Sul, conta o que motivou a escolha, mais uma vez, pela UFPB.

“Eu já estou na UFPB desde 2019, e fiquei até 2020. Eu me mudei para João Pessoa com o desejo de ficar na UFPB, quando trabalhei aqui foi no Departamento de biotecnologia, e eu tinha o desejo de atuar no departamento de ciências farmacêuticas, que é a minha área mãe. Agora estou muito feliz com essa chamada, eu acho que vai ser bastante produtivo, as expectativas são as melhores”, disse o docente.

Para Gilmara Joane de Medeiros, lecionar na UFPB simboliza um “retorno para casa”, ela que fez a graduação e o mestrado na universidade vai atuar como professora efetiva no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

“É muita alegria, já sou professora, trabalho há 8 anos numa instituição federal no interior do estado do Rio Grande do Norte. Para mim, estar aqui na UFPB é estar em casa, estou muito feliz. Minha expectativa é contribuir com o desenvolvimento da Universidade e do entorno, e seguir trabalhando na área da defesa e promoção dos direitos humanos”, disse a docente.

Já Herry Charriery da Costa Santos está ingressando pela primeira vez na UFPB, ele que vai atuar como professor efetivo no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) é egresso da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Ingressei na UFCG quando ela ainda era uma unidade da UFPB, depois houve a mudança. Para mim é uma alegria estar aqui na UFPB e as minhas expectativas são as melhores porque sempre foi o local em que nutri muita esperança de estar, tanto ainda como aluno, mas, principalmente, agora como professor”.

Na solenidade os docentes receberam seus termos de posse e contratos de trabalho assinados e puderam registrar o momento ao lado de amigos e familiares. A professora Gilmara comentou a importância do momento. “É bacana o servidor se sentir bem recepcionado, sentir que passa a fazer mesmo parte da instituição, é uma alegria”, disse a docente.

Confira os novos docentes da UFPB

-Professores Substitutos

Adenice Vasconcelos Ferreira -Departamento de Estatística/CCEN