Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona três novos professores substitutos

UFPB recepciona três novos professores substitutos

publicado: 04/04/2023 14h41, última modificação: 04/04/2023 17h31
Os docentes atuarão nas áreas de Letras Clássicas e Vernáculas e de Economia

Foto: Angélica Gouveia

Na manhã desta terça-feira (04), no gabinete da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram recepcionados três novos professores substitutos que atuarão nas áreas de Letras Clássicas e Vernáculas e de Economia. Os novos docentes foram recebidos pelo Reitor Valdiney Gouveia, acompanhado da Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Rita de Cássia, e do Coordenador Processos de Gestão de Pessoas (CPGP), Fagner Oliveira.

Em suas palavras de boas-vindas, o Reitor pontuou a alegria de realizar um momento especial para marcar o ingresso dos novos docentes, bem como a importância dos professores substitutos que têm a mesma responsabilidade dos docentes efetivos da Universidade, a de colaborar com a formação, amparar e ser guia para os jovens.

“A UFPB está renovando seus quadros, significa que precisam de novos concursos e em breve teremos concurso para professores efetivos, e o fato de vocês estarem atuando como substitutos, é uma oportunidade para que possam avaliar se é essa a Universidade em que querem atuar como docentes efetivos”, disse o Reitor.

Rita de Cássia reforçou que a Progep está à disposição dos servidores e desejou felicidade aos docentes, destacando que a atuação como professor substituto é uma ótima experiência, principalmente para quem está iniciando a carreira docente, em um passo em direção à carreira de docente efetivo.

Após as falas de boas-vindas, os novos docentes substitutos realizaram a assinatura dos contratos com a UFPB. Semíramis Mangueira de Lima vive a segunda experiência como docente substituta na UFPB. Ela conta que, há 10 anos, teve a primeira oportunidade e descobriu paixão pela docência, e assim, mesmo já sendo servidora efetiva da instituição da carreira Técnico-Administrativa (TAE) no cargo de Economista, ela se preparou para atuar também como professora substituta mais uma vez.

“Eu gosto de atuar como TAE, mas a sala de aula sempre foi minha paixão. Minha expectativa está bem alta, sei que o perfil do aluno, hoje, é diferente de há 10 anos, as expectativas deles são outras em relação ao curso. Eu precisei me reformular, me atualizar, trazer novidades, tudo para preparar uma aula nova para essa turma que está chegando, e hoje já entro em sala de aula e já estou super ansiosa para encontrar esses alunos”, disse Semíramis.

Ela também destacou a importância de poder participar de um momento de recepção, de boas-vindas, realizado pela Universidade. “Na primeira vez realmente não teve, cheguei na Progep e apenas assinei o contrato. Esse momento faz realmente a diferença para que o professor substituto entre e sinta que faz parte também da instituição, ele tá aqui para colaborar, não é apenas um contrato em que vem dar aula e vai embora, o professor substituto também vai se envolver em projetos, também vai se envolver com monitoria, e isso é fundamental, que a gente se sinta parte também da instituição”, concluiu Semíramis.

Confira a lista dos novos docentes substitutos da UFPB:

Semíramis Mangueira de Lima – Departamento de Economia (CCSA)

Leandro dos Santos Souza – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (CCHLA)

Afonso Manoel da Silva Barbosa - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (CCHLA)

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins