Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB renova parceria com universidade sueca para intercâmbio na área de música

UFPB renova parceria com universidade sueca para intercâmbio na área de música

Programa ampliou para sete a oferta de vagas por ano para a federal paraibana
publicado: 19/06/2020 21h54, última modificação: 19/06/2020 21h54
Estudantes e professores de Música da UFPB realizaram concertos e aulas na Suécia, em janeiro deste ano. Internacionalização tem propiciado trocas acadêmicas e culturais em distintos países. Foto: Autor Desconhecido

O Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) selecionará três professores e quatro estudantes para intercâmbio cultural e acadêmico na Universidade de Örebro, na Suécia. A mesma quantidade de docentes e alunos da instituição europeia desenvolverá atividades de igual natureza na federal paraibana.

A renovação do Programa Linnaus-Palme, financiado pelo governo sueco, foi aprovada nesta quinta-feira (18). Segundo a diretora de divulgação da Agência de Cooperação Internacional da UFPB, professora Amanda Galvíncio, este será o segundo ano do programa sueco de intercâmbio.

“A renovação do financiamento do Programa Linnaeus-Palme foi aprovada. Seguiremos para o segundo ano do Programa de Intercâmbio entre a UFPB e a Örebro University. As vagas foram ampliadas de cinco para sete, para cada uma das instituições. Teremos intercâmbio de três docentes e quatro discentes de cada uma, totalizando 14 intercambistas”, afirma a professora.

Firmado no ano passado, o projeto está finalizando o seu primeiro ano de atividades. Em janeiro deste ano, três estudantes da UFPB, da área de música erudita, viajaram para a Suécia e três alunos suecos, de música popular, vieram para a UFPB.

O estudante do curso de bacharelado em música da UFPB, Estêvão Batista, conta que, entre os benefícios que o intercâmbio proporcionou a ele, estão o crescimento pessoal, humano, artístico, acadêmico e profissional.

“Saí da minha zona de conforto. Convivi com estudantes de diferentes nacionalidades e aprendi a lidar com as diferenças culturais. Nos concertos que tenho assistido, ou participado como cantor, e nas disciplinas da Universidade de Örebro, pude agregar muito valor à bagagem profissional”, destaca o estudante.

A UFPB é a terceira universidade brasileira que conta com a parceria da Universidade de Örebro. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade de Brasília (UNB) foram as primeiras.

Ainda este ano, deverá ser lançado o segundo edital de seleção para o programa. Mais informações sobre o intercâmbio e o processo seletivo podem ser obtidas no site da Agência de Cooperação Internacional da UFPB.

Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB