Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia X Simpósio Internacional de Climatologia
conteúdo

Notícias

UFPB sedia X Simpósio Internacional de Climatologia

publicado: 01/11/2023 18h34, última modificação: 01/11/2023 18h34
Evento será realizado no auditório da Reitoria, no Campus de João Pessoa, de 7 a 10 novembro

Foto: Angélica Gouveia

O X Simpósio Internacional de Climatologia (SIC) reunirá, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no período de 7 a 10 de novembro, a comunidade científica e profissional do Brasil e do exterior para apresentar e discutir temas associados ao clima e seus impactos nas atividades humanas. 

O evento, com o tema “Clima, meio ambiente e desenvolvimento”, é organizado pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) e ocorrerá no auditório da Reitoria da UFPB. 

A programação conta com mesas redondas, minicursos e painéis sobre os mais diversos temas, como sustentabilidade, clima, ensino de climatologia nas universidades, mudanças climáticas, entre outros. 

As atividades terão início às 9h30 da terça-feira (7) com o credenciamento e exposição de equipamentos meteorológicos em estandes de vendas no Hall da Reitoria. Já a programação científica será iniciada às 9h, com o minicurso “Sistema de Alertas Meteorológicos para Defesa Civil”, ministrado por José Carlos Figueiredo, meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). 

No período da tarde, das 14h às 16h30, ocorrerá a primeira mesa redonda, cujo tema é “Ensino da Climatologia nas Universidades”, com Dayse Bezerra (UFPB), Rebecca Luna Lucena (Universidade Federal do Rio Grande do  Norte - UFRN), Lincoln Eloi de Araújo (UFPB) e David Mendes (UFRN). A moderação vai ser feita por Leandro Fontes, conselheiro da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET). 

A cerimônia de abertura do X Simpósio Internacional de Climatologia será realizada a partir das 18h30, no mesmo local, com mesa de abertura e boas-vindas aos participantes. 

A lista completa das atividades pode ser visualizada no site www.xsic.com.br. Nesta página, também podem ser realizadas as inscrições, que seguem até a próxima segunda-feira (6) com valores de R$ 50,00 (para estudantes de graduação) a R$ 250,00 (para profissionais da área). 

Sobre o X SIC

O Simpósio Internacional de Climatologia (SIC) é um evento bienal promovido pela SBMET e tem o objetivo de promover, incentivar e divulgar as pesquisas na área de meteorologia e climatologia. Durante o Simpósio, os congressistas – pessoas que se dedicam ou se interessam sobre clima e seus impactos – realizam um efetivo intercâmbio de informações e de conhecimentos para cooperação mútua nos estudos sobre o tema.

***
Texto: Marcos Figueiredo
Revisão e edição: Vinícius Vieira e Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia e Oriel Farias (aérea)