Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona alunos para 270 vagas em cursos gratuitos e online de mandarim
conteúdo

Notícias

UFPB seleciona alunos para 270 vagas em cursos gratuitos e online de mandarim

publicado: 02/08/2023 17h28, última modificação: 02/08/2023 17h28
As aulas serão remotas e ministradas em português por professores chineses

Foto: 4045/Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) e do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da UFPB (InELC), lançaram nesta terça-feira (01) o edital para abertura de vagas e matrículas para cursos online de Mandarim para a comunidade acadêmica da Universidade Federal Paraíba (UFPB) e público externo.

A oferta do curso é realizada em parceria com a Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL-China). Para os cursos que serão ofertados entre setembro e dezembro de 2023, serão oferecidas 270 vagas, distribuídas em 4 turmas de nível 1; 3 turmas de nível 2; 1 turma de nível 3 e 1 turma de nível 4. Não serão cobradas taxas de matrícula ou mensalidade para o curso.

As aulas serão remotas e ministradas em português por professores chineses selecionados pela equipe da Universidade de Dalian.

Haverá reserva de 5 vagas por turma para alunos com deficiência. Será formado ainda cadastro reserva de 20 vagas para cada turma, e os integrantes do cadastro de reserva serão chamados por ordem de inscrição, caso haja desistências dos matriculados dentro das vagas, até 22 de setembro.

As inscrições acontecerão por meio de preenchimento de formulário online, nas seguintes datas: de 7 a 9 de agosto para quem terminou o curso anterior e fará rematrícula para o próximo nível; de 10 a 11 de agosto para alunos novatos que sejam membros da comunidade acadêmica da UFPB; e de 14 a 15 de agosto para os novatos do público geral.

O semestre letivo tem carga horária total de 40h e as aulas estão programadas para iniciar no dia 04 de setembro, com previsão para serem finalizadas até 15 de dezembro. Em caso de dúvida os interessados podem entrar em contato com a ACI pelo e-mail secretaria@aci.ufpb.br.

Este é o quarto semestre da parceria entre a UFPB e a instituição chinesa que já ofereceu 450 vagas em turmas anteriores. Em novembro de 2021 a UFPB e a Universidade de Dalian assinaram um acordo de cooperação contemplando todas as áreas do ensino, extensão e pesquisa consideradas de interesse mútuo.

Confira os links para inscrição:

-Link para rematrícula: https://forms.gle/9vHz74Zjbtz1FT9r9

-Link para novatos da comunidade da UFPB (alunos e servidores): https://forms.gle/Pwojv5kRL1Wj26S58

-Link para novatos da comunidade externa: https://forms.gle/LkosfE7LewFP8dQN7

 

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: 4045/Freepik
Ascom/UFPB