Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona voluntários com transtorno obsessivo-compulsivo para participação em pesquisa
conteúdo

Notícias

UFPB seleciona voluntários com transtorno obsessivo-compulsivo para participação em pesquisa

publicado: 10/04/2024 16h45, última modificação: 10/04/2024 16h54
A pesquisa investiga, de maneira inédita, a relação do TOC ao processamento visual em adultos

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está selecionando voluntários de 18 a 35 anos, de ambos os sexos, que tenham sido diagnosticados com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) para participar do projeto de pesquisa “Processamento visual e funções executivas em adultos com transtornos obsessivos-compulsivos”. 

O estudo, que investiga de forma inédita a relação do TOC ao processamento visual em adultos, vai embasar a dissertação da estudante Daniele de Fátima de Paiva Abreu, aluna do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamental (PPGNEC). A pesquisa conta com a orientação do professor Natanael Antonio dos Santos, do Departamento de Psicologia (DPSI), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB. 

Para participar, os interessados devem entrar em contato pelos números (83) 99665-1654 ou (83) 99939-2626. É possível também manifestar interesse em participar do estudo pelo e-mail danielefpabreu@gmail.com. O prazo é até o dia 20 de outubro.

Os voluntários selecionados passarão por procedimentos neuropsicológicos e de rastreamento ocular. Os testes serão realizados presencialmente no Laboratório de Percepção, Neurociência e Comportamento (LPNeC) do CCHLA, que fica localizado no Campus de João Pessoa. Os dias e os horários de realização dos procedimentos serão comunicados posteriormente aos selecionados. 

Após a participação no estudo, os participantes receberão acompanhamento psicológico gratuito durante 3 sessões, voltadas para redução dos sintomas causados pelo TOC.  

Outras informações sobre o estudo podem ser consultadas pelos mesmos contatos citados anteriormente.

 

***
Texto: David Kevin
Edição: Vinícius Vieira
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB