Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB tem projeto selecionado no Programa Rota 2030

UFPB tem projeto selecionado no Programa Rota 2030

publicado: 07/03/2024 10h55, última modificação: 07/03/2024 10h56
Projeto visa criar um sistema de conectividade veicular focado na redução das emissões de carbono no setor de transportes e mobilidade urbana

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), obteve aprovação para um projeto financiado pelo Programa Rota 2030, intitulado "Descarbonize.ai: Sistema Integrado para Análise, Monetização e Descarbonização do Tráfego Veicular". O projeto tem uma duração de 24 meses e conta com recursos coordenados pela Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep).

Desenvolvido em parceria com a UFRN, responsável pela coordenação geral, e com a participação da UFPB como Coordenadora Associada, além do Inmetro e das empresas Embeddo Computação Aplicada, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWTB), Peugeot Citroen do Brasil e FCA Fiat Chrysler, o projeto tem como objetivo criar um sistema de conectividade veicular focado na redução das emissões de carbono no setor de transportes e mobilidade urbana. Esta iniciativa está alinhada com as metas globais de descarbonização e sustentabilidade.

Professor Juan Moises Mauricio Villanueva, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias e Renováveis (DEE/CEAR) da UFPB e coordenador associado do projeto, ressaltou que a partir de dados coletados de veículos elétricos, serão desenvolvidos novos modelos de negócios que recompensarão os condutores com cripto créditos pelas informações fornecidas por seus veículos. “Para este propósito, será desenvolvida uma plataforma blockchain. Desta forma, as informações poderão ser negociadas por empresas do setor automotivo, seguradoras, montadoras, distribuidoras de combustível, concessionárias de estradas, entre outros”, disse o docente.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participa deste projeto representado pelo do Grupo de Inteligência Computacional Aplicada (GICA). O GICA foi criado no ano 2013 e faz parte de grupos de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), destacando-se pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com empresas do setor público e privado, com ampla experiência em áreas tais como inteligência artificial, modelos de previsão, softsensors, gêmeos digitais, controle automático de processos e computação em nuvem.

Texto: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia