Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB tem quatro cursos com avaliação máxima em ranking nacional

UFPB tem quatro cursos com avaliação máxima em ranking nacional

publicado: 31/10/2023 18h23, última modificação: 06/11/2023 17h52
Instituições públicas reúnem 86% dos cursos 5 estrelas

311020235.jpg

Quatro cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) alcançam avaliação máxima no Guia da Faculdade 2023, publicação do Estadão em parceria com uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação. O resultado foi publicado na última segunda-feira (23).

Tecnologia de Alimentos do Centro de Tecnologia de Desenvolvimento Regional (CTDR) Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia (CT), Geografia e Matemática, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), em João Pessoa, tiveram destaque na publicação recebendo 5 estrelas, conceito máximo (excelente).

O Curso de arquitetura e urbanismo foi destaque na edição impressa do Guia da Faculdade, publicada em 28 de outubro no jornal O Estado de S.Paulo, como um dos melhores cursos presenciais do Brasil. As instituições públicas reúnem 86% dos cursos 5 estrelas no Guia da Faculdade.

Dos 94 cursos da UFPB avaliados no ranking, 74 cursos receberam 04 estrelas, conceito considerado muito bom; e 14 cursos foram avaliados com 03 estrelas, conceito considerado bom.

No ranking, tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância são avaliados. Mas não são todas as graduações que entram no processo de avaliação. Para serem analisadas, elas precisam ter pelo menos uma primeira turma com alunos já formados, o que permite que o curso seja mais bem conhecido pela comunidade acadêmica em geral.

Na avaliação de 2022, dos 89 cursos avaliados 05 receberam o conceito máximo, 55 cursos receberam 04 estrelas e 29 cursos foram avaliados com 03 estrelas. O que representa que houve um avanço no ano de 2023 nas graduações com 04 estrelas, com um aumento dos cursos considerados muito bom; no entanto, houve um decréscimo na avaliação dos cursos com conceito de excelente.

O ranking analisa, anualmente, quase 16 mil cursos de graduação (presenciais e a distância) de todo o país, de instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação que aceitam o convite para participar da avaliação. São considerados cursos indicados pelas universidades, e que já tenham ao menos uma primeira turma com alunos já formados.

Sobre a avaliação

A avaliação é realizada com base nas informações fornecidas pelos coordenadores dos cursos em um questionário. O desempenho leva em conta o projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura dos cursos. As avaliações são realizadas por mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior cadastrados na plataforma para realizar o trabalho de forma voluntária, e cada curso é avaliado por 06 profissionais.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins