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UFPB traça perfil do acesso à internet e uso de tecnologias virtuais pelos estudantes
A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), questionário para os estudantes com a finalidade de traçar perfil do uso de tecnologias virtuais e acesso à internet.
As repostas devem ser enviadas até segunda-feira (4). Elas fundamentarão alternativas para atividades de pesquisa, ensino e extensão durante o isolamento social, devido à pandemia de Covid-19.
Para a pró-reitora de graduação da UFPB, professora Ariane Sá, é preciso estabelecer ações neste período de crise e contar com a contribuição dos estudantes.
“Começamos a aplicação e, em uma noite, cerca de dois mil estudantes responderam. Nossa meta é alcançar cinco mil no mínimo”, almeja. A UFPB possui mais de 35 mil estudantes em todos os níveis de ensino.
De acordo com o coordenador do Observatório de Dados da Graduação, professor Jorge Dias, este é um momento que exige reflexão e colaboração de todos que fazem parte da UFPB.
“Para que possamos pensar em possibilidades e alternativas enquanto durar o isolamento social. Mesmo que o estudante já tenha respondido questionário semelhante em outro meio, é fundamental o do Sigaa pela individualização e direcionamento”, destaca.
O gestor alerta que formulários sem controle de acesso podem revelar dados repetidos ou preenchidos por pessoas não vinculadas à UFPB.
“Não se pretende minimizar a importância das ações de coleta já empreendidas, mas levantar as possíveis ameaças à validade das pesquisas. A recomendação é que o questionário seja cuidadosamente planejado, respeitando os passos e os critérios de validação”, afirma.
Segundo o coordenador, os procedimentos metodológicos do questionário realizado pelo Observatório de Dados da UFPB foram a definição dos objetivos da pesquisa e das dimensões a serem mensuradas, a fim de diagnosticar o perfil dos alunos em relação ao acesso à tecnologia; e elaboração do instrumento, sendo um questionário simples e com poucas questões, sem perder a qualidade de análise.
Além disso, foi empreendida a validação de face e conteúdo do instrumento, legitimado por pesquisadores doutores com experiência na elaboração de escalas e de questionários.
Ainda entre os métodos utilizados constam a estratégia de coleta de informações e de amostragem, por meio do sistema da UFPB para garantir autenticidade; e a análise de dados, com o intuito de descrever os resultados por curso e centro.
“Os dados coletados são relevantes para o processo de tomada de decisão e é indispensável a atenção ao planejamento metodológico, a fim de se alcançar resultados confiáveis balizados em rigor científico”, salienta o professor Jorge.
Ascom/UFPB