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UFPB traça perfil do acesso à internet e uso de tecnologias virtuais pelos estudantes

Questionário deve ser respondido até segunda (4), pelo Sigaa
publicado: 30/04/2020 17h55, última modificação: 30/04/2020 17h55
Levantamento vai fundamentar alternativas de ensino durante o isolamento social. Foto: Angélica Gouveia

Levantamento vai fundamentar alternativas de ensino durante o isolamento social. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), questionário para os estudantes com a finalidade de traçar perfil do uso de tecnologias virtuais e acesso à internet. 

As repostas devem ser enviadas até segunda-feira (4). Elas fundamentarão alternativas para atividades de pesquisa, ensino e extensão durante o isolamento social, devido à pandemia de Covid-19. 

Para a pró-reitora de graduação da UFPB, professora Ariane Sá, é preciso estabelecer ações neste período de crise e contar com a contribuição dos estudantes. 

Começamos a aplicação e, em uma noite, cerca de dois mil estudantes responderam. Nossa meta é alcançar cinco mil no mínimo”, almeja. A UFPB possui mais de 35 mil estudantes em todos os níveis de ensino.  

De acordo com o coordenador do Observatório de Dados da Graduação, professor Jorge Dias, este é um momento que exige reflexão e colaboração de todos que fazem parte da UFPB. 

Para que possamos pensar em possibilidades e alternativas enquanto durar o isolamento social. Mesmo que o estudante já tenha respondido questionário semelhante em outro meio, é fundamental o do Sigaa pela individualização e direcionamento”, destaca. 

O gestor alerta que formulários sem controle de acesso podem revelar dados repetidos ou preenchidos por pessoas não vinculadas à UFPB. 

Não se pretende minimizar a importância das ações de coleta já empreendidas, mas levantar as possíveis ameaças à validade das pesquisas. A recomendação é que o questionário seja cuidadosamente planejado, respeitando os passos e os critérios de validação”, afirma. 

Segundo o coordenador, os procedimentos metodológicos do questionário realizado pelo Observatório de Dados da UFPB foram a definição dos objetivos da pesquisa e das dimensões a serem mensuradas, a fim de diagnosticar o perfil dos alunos em relação ao acesso à tecnologia; e elaboração do instrumento, sendo um questionário simples e com poucas questões, sem perder a qualidade de análise. 

Além disso, foi empreendida a validação de face e conteúdo do instrumento, legitimado por pesquisadores doutores com experiência na elaboração de escalas e de questionários. 

Ainda entre os métodos utilizados constam a estratégia de coleta de informações e de amostragem, por meio do sistema da UFPB para garantir autenticidade; e a análise de dados, com o intuito de descrever os resultados por curso e centro.

Os dados coletados são relevantes para o processo de tomada de decisão e é indispensável a atenção ao planejamento metodológico, a fim de se alcançar resultados confiáveis balizados em rigor científico”, salienta o professor Jorge. 

Ascom/UFPB