Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Vice-reitora abre I Conferência Estadual de Migrantes, Refugiados e Apátridas da Paraíba

publicado: 18/03/2024 17h47, última modificação: 18/03/2024 17h48
Evento segue até esta terça (19), no CCHLA

Foto: Adrielle Macena

A Vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Liana Filgueira, presidiu a mesa de abertura da I Conferência Estadual de Migrantes, Refugiados e Apátridas da Paraíba, nesta segunda-feira (18), no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). O evento, que corresponde a uma etapa preparatória para a II Conferência Nacional de Migrantes, Refugiados e Apatridia, segue até esta terça (19).

A I COMIGRAR - PB tem como objetivo aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia no Estado, além de fortalecer a participação social de migrantes, refugiados e apátridas na formulação de políticas, programas e ações para a garantia de direitos.

Com o tema “Direitos humanos: cidadania em movimento”, a Conferência paraibana discute seis eixos temáticos que levarão propostas para a plenária final. São eles: Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; Interculturalidade e diversidades; Governança e participação social; Regularização migratória e documental; e Enfrentamento a violações de direitos.

Estão aptos para participar da Conferência, com direito a voz e voto: Pessoas migrantes, refugiados e apátridas; Representantes de organizações da sociedade civil; Membros de associações de bairro e de coletivos locais e lideranças comunitárias; Estudantes, docentes, pesquisadores e trabalhadores de instituições de ensino e pesquisa; e Demais interessados.

A COMIGRAR - PB irá eleger pré-delegados, sendo eles os candidatos mais bem votados na plenária final, que posteriormente serão definidos como delegados para a II COMIGRAR Nacional, que acontecerá no mês de junho deste ano, que será divulgada pela Secretaria Nacional de Justiça.

Texto: Allecya Oliveira (estagiária ACI/UFPB 2023.2)
Edição: Aline Lins/Ascom
Fotos: Adrielle Macena