Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Vice-reitora da UFPB destaca parceria com TRT-13 e ministra palestra em aula da especialização em Gestão Pública
conteúdo

Notícias

Vice-reitora da UFPB destaca parceria com TRT-13 e ministra palestra em aula da especialização em Gestão Pública

publicado: 29/01/2024 09h22, última modificação: 29/01/2024 10h24
Curso é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA), do CE/UFPB

Teve início, na última sexta-feira (26), na sala do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13), em João Pessoa, a Especialização em Gestão Pública voltada exclusivamente para servidoras do Tribunal. A Vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Liana Filgueira, participou da aula-magna do curso, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA), do Centro de Educação (CE/UFPB). 

A Vice-Reitora Liana Filgueira representou a UFPB no evento, cuja abertura foi realizada pela primeira Diretora-geral da história do TRT-13, Simone Farias Perrussi, representando não apenas a atual gestão e seu compromisso com a igualdade de gênero, mas também o anseio de ver mais lideranças femininas surgindo no Tribunal. A aula também contou com a presença da Desembargadora Herminegilda Leite Machado, Ouvidora da Mulher do TRT-13, além da coordenadora da Especialização e professora da UFPB, Josilene Aires, que apresentou o corpo docente da especialização. Ela esteve pela primeira vez no TRT-13 no ano passado, em razão do projeto Meninas na Ciência da Computação.

O curso de especialização em Gestão Pública é uma parceria entre o TRT-13 e a UFPB, com o objetivo de capacitar e estimular mais lideranças femininas do Tribunal. A ação faz parte do Programa de Formação de Lideranças Femininas – EMPODERA TRT-13 e alinha-se ao ODS 5 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como indicador o fortalecimento de políticas para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.

O público-alvo beneficiado atualmente com o curso, que tem duração de 15 meses, são 20 servidoras do TRT da 13ª Região. Durante a aula-magna, a Vice-reitora da UFPB ministrou palestra sobre a Felicidade. A gestora disse que ficou muito grata em ter recebido o convite para ministrar a palestra sobre Felicidade, tema que sempre lhe traz muito prazer em compartilhar com vistas a contribuir com o bem-estar das pessoas.

Segundo a Desembargadora Herminegilda Leite Machado, “É uma honra ver esse projeto ser concretizado e ver essas mulheres abrindo caminhos. Essa gestão tem priorizado a igualdade de gênero, mas não uma igualdade formal, mas sim uma igualdade material, concreta”.


Quanto ao curso, para a Vice-reitora, é fruto da parceria com o TRT-13 e é de extrema importância pois, atualmente, a UFPB tem mais de 2.600 docentes, distribuídos nos quatro campi, sendo a maior parte deles doutores, especialistas com expertise na educação.


“Dessa forma, através dessas parcerias, seja entre instituições públicas, seja parceria público-privada ou qualquer outro tipo de convênio, nós podemos oferecer para a sociedade esse serviço especializado na área de educação. É muito gratificante saber que servidores do TRT estão se capacitando, melhorando suas condições de trabalho por meio do conhecimento que irão adquirir nessa especialização”, pontuou a professora Liana Filgueira.

***

Ascom-UFPB com informações de Renata Santos (Assessoria de Comunicação Social TRT-13)
Fotos: Assessoria de Comunicação Social TRT-13