Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Vice-reitora da UFPB participa de lançamento de livro de Marcelo Queiroga, ex-ministro da saúde
conteúdo

Notícias

Vice-reitora da UFPB participa de lançamento de livro de Marcelo Queiroga, ex-ministro da saúde

publicado: 27/07/2023 10h37, última modificação: 27/07/2023 10h37
Na ocasião, o Pró-Reitor de Planejamento, Professor Paulo de Tarso, também representou a UFPB

Foto: Vinícius Vieira

A vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professora Liana Filgueira, e o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Professor Paulo de Tarso, representaram a Universidade no lançamento do livro ‘Queiroga: o Homem, o Médico e a Pandemia - A superação da emergência em saúde pública’, de autoria do cardiologista e ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O lançamento em João Pessoa, cidade natal do ex-ministro, ocorreu na última terça-feira (25) no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e contou com a presença de autoridades e representantes dos setores econômico e médico do estado. 

Na composição da mesa do evento, além da vice-reitora da UFPB, estiveram presentes o Deputado Estadual Sargento Neto, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, o diretor-secretário da Academia Paraibana de Medicina (APMED), Dr. João Gonçalves de Medeiros Filho, o presidente da Associação Paraibana de Imprensa, Marcos Weric, e a pediatra Simone Queiroga, esposa do médico cardiologista. 

No livro de 70 capítulos e 388 páginas, o ex-ministro relata os desafios de comandar, de março de 2021 a dezembro de 2022, a pasta da saúde diante da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.

Em discurso aos participantes, Marcelo Queiroga falou da importância do Sistema Único de Saúde (SUS), lembrando que, por meio do sistema, foi possível a compra e distribuição de insumos, sobretudo das milhares de doses de vacinas, para combater o vírus causador da doença em um país de dimensões continentais como o Brasil. 

“O SUS é uma sinfonia de benefícios para a população do Brasil e o principal instrumento de justiça inscrito na atual constituição da República Federativa do Brasil”, afirmou. 

Para a vice-reitora, Professora Liana Filgueira, o livro é um registro de um marco no país que, por meio de ações corajosas do ex-ministro, o país obteve a maior vacinação já vista na história, contribuindo para vencermos o terrível período vivenciado por todos nós, a pandemia da Covid-19. 

“Além disso, tivemos a representação da Paraíba e da nossa Universidade nessa história, considerando que o Dr. Marcelo Queiroga é um egresso da Universidade Federal da Paraíba”, ressaltou a vice-reitora. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Vinícius Vieira
Ascom/UFPB