Notícias
Estão abertas as inscrições para bolsas do projeto AfirmaSUS JampaSUS, na UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para preenchimento de bolsas referentes ao Programa AfirmaSUS, iniciativa do Governo Federal, executada por diversas universidades públicas do país e que visa a fortalecer a permanência estudantil de grupos historicamente vulnerabilizados.
O processo seletivo contempla 18 vagas, sendo 13 com bolsa e as demais voluntárias, voltadas a discentes, docentes e membros externos da comunidade para atuação no projeto “AfirmaSUS JampaSUS: caminhos de pesquisa-ação, formação, comunicação e cuidados em saúde mental na atenção básica à saúde em populações vulnerabilizadas socialmente”, vinculado ao Campus I da UFPB.
O projeto integra o Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na área da Saúde – AfirmaSUS, do Ministério da Saúde, e tem o objetivo de desenvolver ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura com foco na saúde mental e atenção básica em territórios socialmente vulnerabilizados.
O AfirmaSUS JampaSUS será desenvolvido junto à Comunidade São Rafael, em João Pessoa, com duração de 24 meses. As atividades incluem ações interdisciplinares de promoção da saúde, educação permanente, mapeamento territorial, práticas educativas e integração ensino-serviço-comunidade.
Os participantes deverão atuar de forma colaborativa em atividades de campo, oficinas, intervenções educativas e produção de materiais e pesquisas voltados à saúde mental e ao cuidado em populações vulnerabilizadas.
A inscrição deve ser realizada por meio de formulário disponível aqui. Para se inscrever, os candidatos devem enviar a documentação solicitada em formato PDF, incluindo documento de identificação, comprovante de vínculo, comprovante de ações afirmativas (quando aplicável) e uma Carta de Intenção, expondo os motivos que os levaram a se candidatar e as contribuições esperadas com a participação no projeto. A seleção será feita com base na avaliação da carta de intenção e na análise documental, conforme os critérios descritos no edital.
Seleção de discentes
São 10 oportunidades (sendo 7 bolsas + 3 voluntários) para estudantes dos cursos da área da saúde: Educação Física; Biomedicina; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Fonoaudiologia; Odontologia; Psicologia; Terapia Ocupacional; Serviço Social.
Outras 5 oportunidades (3 bolsas + 2 voluntários) são destinadas a estudantes dos cursos de: Pedagogia - Educação do Campo; Pedagogia; Geografia; Ciências sociais; Comunicação em Mídias Digitais; Ciência da Computação; Teatro; Comunicação Social; Direito.
Podem participar da seleção estudantes: pertencentes a um dos grupos socialmente vulnerabilizados (negros ou pardos, pessoas com deficiência, pessoas trans, indígenas e quilombolas) e regularmente matriculados entre o 2º e o 6º semestre no Campus I; que possuam Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) maior que 5,0; que tenham ingressado na universidade por meio de ações afirmativas (política de cotas); que não tenham vínculo empregatício formal ou bolsa de outro programa/projeto, dentre os quais pesquisa, extensão, monitoria, estágio extracurricular, PET ou natureza semelhante; que tenham disponibilidade de 12h semanais para as atividades do projeto.
Seleção de docente, representante da sociedade civil e profissional de saúde
Também serão selecionados bolsistas e voluntários que sejam docentes efetivos da UFPB com formação continuada em saúde pública, saúde coletiva relacionada à atenção básica à saúde e/ou saúde mental para a função de co-tutor (voluntário).
Para a função de Preceptor (voluntário) podem se inscrever profissionais de Saúde vinculados ao serviço de saúde da Atenção Básica à Saúde ou Rede de Atenção Psicossocial; profissional residente de programa de residência multiprofissional com ênfase em saúde mental e saúde da família e comunidade.
Já para a função de orientador de serviço (com bolsa) pode se inscrever representante da sociedade civil organizada (movimentos sociais e associações comunitárias), com formação de nível médio ou superior.
O resultado final será divulgado no dia 17 de novembro de 2025, no site da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: claa.afirmasus.ufpb@gmail.com. O edital completo está disponível no site da PRAPE: www.ufpb.br/prape.
* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Imagem: Afirma SUS
Ascom/UFPB
