Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Financiamento do Programa Linnaeus-Palme de intercâmbio acadêmico entre a UFPB e a Örebro Universitet é renovado

A parceria já vai para seu terceiro ano com diversas ações concretas
publicado: 27/07/2022 09h22, última modificação: 27/07/2022 09h22
Colaboradores: Larissa Guedes

O financiamento do Programa Linnaeus-Palme de intercâmbio acadêmico entre a UFPB e a Örebro Universitet, da Suécia, foi renovado para o ano de 2023. Este é mais um passo para estreitar as relações entre as instituições que já vão para seu terceiro ano de parceria. Esta cooperação já rendeu diversos resultados práticos, além do intercâmbio, como o lançamento de 3 canções originais produzidas em conjunto por estudantes de ambas universidades, e um ciclo de seminários sobre interações entre a música brasileira e sueca.

A parceria entre a UFPB e a Örebro Universitet é conduzida pelo Programa de Pós Graduação em Música (PPGM-UFPB) e integra toda a área de música da instituição, incluindo o Departamento de Música e o Departamento de Educação Musical. Dentre os projetos apoiados pelo financiamento Linnaeus-Palme, este o programa da UFPB obteve a maior pontuação na área de artes na Suécia, além de ter sido um dos melhores avaliados em âmbito geral.

Em agosto, a UFPB irá receber quatro estudantes suecos e enviará quatro discentes brasileiros para a Suécia para estudar pelo período de um semestre com bolsa de estudos. Além disso, neste segundo semestre de 2022, também haverá intercâmbios de três docentes de cada instituição e devem durar de 3 a 6 semanas.

No último dia 3 de junho, a convite da embaixadora Maria Luiza Escorel Moraes, o Prof. Felipe Aquino do Departamento de Música da UFPB realizou um concerto de violoncelo solo presencialmente na Embaixada do Brasil em Estocolmo, como parte das celebrações do bicentenário da independência brasileira e pela paz mundial. A Embaixada tem se mostrado grande parceira deste projeto e irá até receber os estudantes enviados pela UFPB para auxiliá-los na chegada à Suécia.

----------

Texto e edição: Larissa Guedes
Fonte: Programa de Pós Graduação em Música (PPGM-UFPB)