Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe prêmio em Conferência Mundial da Língua Chinesa

UFPB recebe prêmio em Conferência Mundial da Língua Chinesa

No último dia 8/12 a UFPB recebeu medalha de ouro pela frutífera parceira com universidade chinesa
por Larissa Guedes publicado: 11/12/2023 11h35, última modificação: 11/12/2023 11h51

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu medalha de ouro na Conferência Mundial da Língua Chinesa (世界中文大会) no último dia 8 de dezembro pela parceira com a Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian (DUFL-China).

A UFPB foi uma das duas únicas universidades no mundo a ser contemplada com a premiação, que foi recebida pela Profª Ana Berenice Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI-UFPB) e Coordenadora de Estudos Asiáticos do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da UFPB (InELC), durante sessão especial da Conferência. A sessão abordava os casos de excelência nas parcerias linguísticas entre instituições chinesas e outras instituições internacionais. A outra universidade a receber o prêmio foi a Universidade do Egeu (Grécia).

Na ocasião, a professora também realizou uma exposição sobre o andamento e os resultados advindos da parceria com a DUFL, citando o Curso online de Mandarim, que é ofertado gratuitamente pela UFPB, através da ACI e do InELC, a toda comunidade há 4 semestres. No último edital foram ofertadas 270 vagas, distribuídas em 9 turmas e 4 níveis. Ana Berenice, que além de coordenar as ações do curso no Brasil, é também aluna do curso e iniciou a sua apresentação em Pequim falando em Mandarim, o que foi muito apreciado e elogiado pelo público presente, especialmente os chineses.

A professora também falou sobre o sucesso do I Festival Cultural da China no Nordeste do Brasil, realizado pela UFPB, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e o Consulado-geral da China em Recife. “O estudo do Mandarim na UFPB vai além das aulas de língua, ele aborda diversos aspectos da cultura chinesa, incluindo a arte, artesanato, literatura, festividades e gastronomia”, ressaltou Ana Berenice. O Festival aconteceu em fevereiro de 2023 e teve um público de mais de 3 mil visitantes em 3 dias de evento, com uma rica programação de atividades acadêmicas e culturais. A professora destacou a parceria e o total apoio da Universidade de Dalian para a realização do Festival e que a ACI-UFPB já está trabalhando na organização da segunda edição, que deverá acontecer nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2024, no Espaço Cultural José Lins do Rego.

Em sua fala, Ana Berenice também citou os estudos linguísticos que estão sendo elaboradas, em conjunto com outros pesquisadores da língua chinesa no mundo. “Estamos desenvolvendo pesquisas para otimizar o aprendizado do mandarim para os nossos alunos brasileiros”, destacou. O primeiro destes estudos publicados foi um capítulo intitulado “O Ensino-aprendizado do mandarim: desafios para os falantes de português”, com coautoria de Larissa Guedes, também servidora da ACI-UFPB.

O prêmio é um reconhecimento do árduo trabalho que a Agência UFPB de Cooperação Internacional está empregando nesta parceria, que já rendeu diversos frutos, como o evento Harmonia Ecológica e as bolsas para 6 estudantes do Curso online de Mandarim participarem de um Curso de Verão na China em agosto passado.

A China é um dos principais membros do BRICS, líder em tecnologias disruptivas, além de ser um dos principais parceiros comerciais do Brasil e ter grande importância e influência no cenário internacional. Por isso, é um dos focos de atuação da ACI-UFPB e esta premiação é um incentivo a cada vez mais a UFPB incentivar a comunidade acadêmica ao interesse por línguas e estudos além do eixo América-Europa.

----------

Texto e edição: Larissa Guedes // Fotos: acervo de Ana Berenice // Arte: Larissa Guedes