Você está aqui: Página Inicial > Contents > Oportunidades > Inscrições abertas para programa de assistentes brasileiros de língua portuguesa na França

Inscrições até 30/11
por Larissa Guedes publicado: 06/11/2023 10h52, última modificação: 06/11/2023 10h52

A Embaixada da França no Brasil anuncia que estão abertas as inscrições para a edição 2024-2025 do Programa de Assistente de Língua Portuguesa na França.

O programa tem por objetivo oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de mergulhar na língua e na cultura francesa, levando aos estabelecimentos escolares a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. Por conseguinte, apenas brasileiros, falantes da língua materna brasileira, que estudem no Brasil, poderão ser selecionados para este programa.

Durante sua permanência na França, os assistentes brasileiros, que terão status de funcionários temporários do Estado francês, terão também a possibilidade de se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de assistente no estabelecimento para onde tiverem sido designados.

Ainda não foi divulgado a quantidade de vagas para cada país, mas a Embaixada da França no Brasil informa que no último edital, em 2023, foram atribuídas 30 vagas para assistentes de português (das quais 09 na Guiana Francesa) ao Brasil. Inclusive, a UFPB teve 2 discentes do curso de Letras - Francês selecionados para o programa, conforme é possível ler em notícia da ACI clicando aqui.

Entre os requisitos para a candidatura estão: ser matriculado nos últimos anos de graduação em letras ou em letras português-francês numa universidade brasileira, possuir idade de 20 a 30 anos, ter o nível B1 de proficiência na língua francesa (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas), entre outros.

Todos os candidatos devem postular suas candidaturas por meio da plataforma ADELE com o estatuto administrativo “Estudante” até o prazo máximo de 30 de novembro de 2023.

Para as informações completas sobre o processo de seleção, consulte o site da Embaixada e a  Fiche destination 2024-2025.

-----------

Fonte: Embaixada da França no Brasil
Texto e edição: Larissa Guedes
*A ACI-UFPB não gerencia, nem faz parte dessa seleção, apenas divulgamos diversas oportunidades de bolsas e cursos que chegam ao setor e que podem ser de interesse da comunidade acadêmica.