Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Prêmio Tesouro Nacional 2022 já está recebendo inscrições para sua 27ª edição

Prêmio Tesouro Nacional 2022 já está recebendo inscrições para sua 27ª edição

publicado: 27/06/2022 12h34, última modificação: 27/06/2022 12h34
Premiação visa estimular estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções na área de Finanças Públicas

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas, até o dia 17 de outubro, as inscrições para o 27º Prêmio Tesouro Nacional 2022, concurso que visa estimular estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções na área de Finanças Públicas. Na categoria “Artigos”, os vencedores receberão R$ 45 mil, distribuídos da seguinte forma: R$ 25 mil (1º lugar), R$ 12.500 (2º lugar) e R$ 7.500 (3º lugar). Eles terão também os trabalhos publicados em edição especial da revista Caderno de Finanças Públicas e ganharão certificado de participação.

A premiação na categoria “Soluções” dará R$ 16 mil no total: R$ 10 mil e R$ 6 mil, respectivamente, para as duas melhores soluções, além da divulgação dos projetos no portal Tesouro Transparente e certificado de participação.

O Prêmio é uma iniciativa do Tesouro Nacional, com patrocínio e apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio institucional do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID – e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Neste ano houve alterações no Prêmio: a categoria “Monografias” foi alterada para “Artigos”, com o objetivo de ampliar o conjunto de submissões, estimulando a participação de profissionais de finanças públicas. Os trabalhos devem ser sobre os seguintes temas: Política Fiscal e Crescimento; Gestão de Tesouraria e Soluções de Gestão Financeira e Orçamentária; Federalismo Fiscal: Eficiência e Equidade; e Contabilidade Pública, Transparência e Informações Gerenciais.

Nesta categoria podem participar apenas pessoas físicas. Por exemplo, servidores públicos, professores, estudantes, profissionais liberais e pesquisadores da área. Qualquer cidadão com idade mínima de 18 anos, de qualquer nacionalidade e formação acadêmica (no último ano de graduação ou já graduado), pode concorrer com trabalhos individuais ou coletivos.

Já a categoria “Soluções” segue sem modificações. Está em seu terceiro ano de realização, destinada a aplicações que utilizem ciência de dados, big data e inteligência artificial para tratamento de dados sobre finanças públicas. Os projetos inscritos podem ser plataformas, algoritmos de busca e organização, sistema de consulta, painéis de controle e mecanismos de visualização de dados, entre outros.

Nesta categoria pode participar qualquer pessoa física ou jurídica (desde que devidamente representada por pessoa física). Todos podem concorrer ao desafio e propor soluções dentro de suas áreas de atuação, sendo permitida a inscrição individual ou em grupo.

Os vencedores e as menções honrosas nas duas categorias também receberão certificado de participação e terão seus trabalhos publicados em edição especial da Revista Cadernos de Finanças Públicas, do Tesouro Nacional.

Em 2020, o aluno de doutorado em Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Wellington Charles Lacerda, sob orientação do professor Cássio Besarria, teve o artigo “Incerteza macroeconômica e os seus efeitos fiscais: uma análise a partir de processamento de linguagem natural e modelos dinâmicos estocásticos de equilíbrio geral (DSGE)” premiado na categoria Monografias.

Histórico

O Prêmio Tesouro Nacional foi instituído em 1996 como parte das comemorações do 10º aniversário do Tesouro Nacional. Promove anualmente a pesquisa na área de Finanças Públicas e divulga trabalhos de reconhecida qualidade técnica e aplicabilidade na Administração Pública.

Os temas e desafios sempre fazem referência aos pilares que sustentam a atuação da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia, configurados na sua missão institucional, que é gerir as contas públicas de forma eficiente e transparente, zelando pela sustentabilidade fiscal e pela qualidade do gasto público.

* * *
Fonte: Ascom UFPB com informações da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Foto: Angélica Gouveia