Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dezenove cientistas da UFPB aparecem entre os melhores do mundo no AD Scientific Index 2023
conteúdo

Notícias

publicado: 17/04/2023 09h54, última modificação: 17/04/2023 09h54
Na América Latina, são 70 pesquisadores entre os 10 mil mais influentes da região

Dezenove cientistas da UFPB estão entre os mais de 134 mil melhores pesquisadores do mundo (World’s Top 10% Scientists), de acordo com o AD Scientific Index 2023, um ranking internacional de produção científica. Entre eles, estão os professores José Maria Barbosa Filho, Valdiney Veloso Gouveia (atual Reitor da UFPB), Antônio Gouveia de Souza, Mario Cesar Ugulino e Edeltrudes Lima.

Considerando um recorte do ranking contendo apenas pesquisadores latinoamericanos, a UFPB tem 70 pesquisadores entre os 10 mil mais influentes da região. Este número é maior que o divulgado pelo AD Scientific Index em 2021, quando 66 cientistas da UFPB estavam entre os melhores da América Latina. Ainda de acordo com o ranking, a Universidade Federal da Paraíba é a 117ª melhor instituição de pesquisa latinoamericana entre as mais de 2.000 listadas.

Os cientistas da UFPB reconhecidos neste ranking desenvolvem estudos nas mais diversas áreas do conhecimento, como nas ciências da saúde, naturais, sociais, engenharias, tecnologias, dentre outras.

A lista da AD Scientific Index, cuja última atualização foi divulgada em abril deste ano, contém pesquisadores considerados referência no mundo. Para classificá-los, a instituição calcula, entre outras métricas, a produtividade total dos pesquisadores e a realizada nos últimos seis anos, a partir de pontuações e do número de citações na ferramenta Google Acadêmico. Ao todo, mais de 1,3 milhão de cientistas em todo o mundo estão listados no ranking.

O mais bem colocado entre os 19 cientistas de destaque da UFPB é o professor José Maria Barbosa Filho, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DFCA), cuja produção científica é extensa. De acordo com a plataforma Lattes, o docente publicou 51 livros-capítulo e 486 artigos em periódicos, além de ter depositado 38 patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “Tudo o que acumulei devo à UFPB e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, afirma o pesquisador.

Para a Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, essa classificação demonstra o esforço e o engajamento desses profissionais com o propósito de trazer desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da sociedade. “São pesquisas extremamente relevantes acontecendo e sendo reconhecidas mesmo diante das dificuldades encontradas no âmbito das universidades federais”, afirmou a Vice-reitora.

O Prof. Valdiney Gouveia parabeniza a todos os pesquisadores da UFPB, que a cada ano se destacam mais nos cenários nacional e internacional, honrando a Universidade e a Paraíba. Segundo sua opinião, “esta melhoria se reflete ainda nos programas de pós-graduação, que têm logrado melhores desempenhos. Por exemplo, na última avaliação da CAPES a UFPB saiu de dois para quatro programas com o conceito 6.”

Veja quem são os 19 cientistas da UFPB que aparecem entre os melhores do mundo, na ordem de classificação:

José Maria Barbosa Filho
Valdiney Veloso Gouveia