Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Docente da UFPB recebe título de cidadã paraibana nesta quinta-feira (23)
conteúdo

Notícias

Docente da UFPB recebe título de cidadã paraibana nesta quinta-feira (23)

publicado: 21/11/2023 17h33, última modificação: 21/11/2023 17h33
Honraria será concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta quinta-feira (23)

Foto: Elidiane Poquiviqui

A professora Antônia Lêda Oliveira Silva, docente do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e presidente do Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE), ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será homenageada, nesta quinta-feira (23), com o título de Cidadã Paraibana, concedido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). 

A entrega da honraria acontecerá em uma sessão marcada para as 16h, no Plenário Deputado José Mariz, localizado na sede da ALPB, em João Pessoa. A propositura é do deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela professora ao estado da Paraíba. 

Natural da cidade de Mombaça, no Estado do Ceará, a professora Antônia Leda graduou-se em enfermagem pela UFPB, onde também realizou o mestrado, na área de psicologia social. O doutorado, em enfermagem, foi realizado na Universidade de São Paulo (USP), seguido de dois pós-doutorados no exterior. 

A carreira na docência começou em 1981, também na UFPB. Em mais de 40 anos de magistério superior, contribuiu com a formação de muitos profissionais da saúde da Paraíba. Mesmo após ter reunido condições para se aposentar, a docente decidiu retornar, em julho deste ano, à UFPB, na condição de professora visitante, no Departamento de Saúde Coletiva do CCS. 

Além desse, outro importante legado da professora Antônia Lêda é a idealização do Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE), órgão suplementar da Reitoria da UFPB inaugurado em 2019 para contribuir na produção de estudos de pós-graduação sobre envelhecimento e promover atividades de extensão que ofertam saúde e qualidade de vida a idosos. O equipamento é pioneiro desta modalidade no âmbito de universidades públicas. 

“O sentimento é de gratidão a este Estado e de dever cumprido à sociedade paraibana. Dedico esta honraria à minha família paraibana, notadamente, meu pai e meus filhos, e também à Universidade Federal da Paraíba, onde me formei e desenvolvi capacidades para realizar diversas pesquisas importantes”, afirmou a docente. 

A Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, parabenizou o parlamentar João Bosco Carneiro Júnior pela iniciativa da outorga da comenda em homenagem à professora Antônia Leda, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento da UFPB. “A Profa. Antônia tem sempre me surpreendido com sua vitalidade e grande capacidade de sonhar e realizar. O título é um merecido reconhecimento a uma profissional que, com seu amor, não se cansa de buscar melhorias para os idosos da Paraíba, trazendo-lhes melhor qualidade de vida, através das ações do Instituto Paraibano do Envelhecimento localizado aqui na UFPB”.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Elidiane Poquiviqui
Ascom/UFPB