Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ferramenta VLibras, desenvolvida por pesquisadores da UFPB, é uma das vencedoras de premiação internacional
conteúdo

Notícias

Ferramenta VLibras, desenvolvida por pesquisadores da UFPB, é uma das vencedoras de premiação internacional

publicado: 23/02/2024 18h16, última modificação: 23/02/2024 18h39
Premiação Zero Project tem o propósito de reconhecer iniciativas que removem barreiras para pessoas com deficiência

Foto: Divulgação

O projeto VLibras, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é um dos vencedores da premiação internacional Zero Project 2024, iniciativa da Fundação Essl, da Áustria, que atua na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. 

A ferramenta traduz áudio, vídeo e texto do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e já beneficia cerca de 10 milhões de brasileiros com diferentes níveis de surdez. Por meio do VLibras, cujo funcionamento é feito por meio de inteligência artificial (IA), são feitas 100 mil traduções por dia, em pelo menos 120 mil sites. São 90 mil frases disponibilizadas por meio de IA, além de 21 mil sinais cadastrados. 

A entrega do prêmio ocorreu nesta quinta-feira (22), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Viena, capital austríaca. Na cerimônia de premiação, a UFPB foi representada pelos professores Tiago Maritan, atual coordenador do VLibras, e Guido Lemos, um dos criadores da ferramenta, ambos do Centro de Informática (CI) da UFPB. Além de docente da Universidade, o professor Guido Lemos é também secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa. 

Ao todo, foram premiadas, na ocasião, 77 soluções inovadoras de 43 países, que removem barreiras para pessoas com deficiência nas áreas de educação inclusiva e de tecnologia da informação e comunicação (TIC). A seleção dessas iniciativas foi constituída por uma etapa preliminar, na qual foram selecionados 164 finalistas, incluindo o VLibras, de um total de 526 soluções tecnológicas inscritas. 

No processo de seleção dos vencedores, que envolveu uma extensa revisão por pares de especialistas da rede global e intersetorial do Projeto Zero, foram levados em consideração critérios como inovação, impacto e escalabilidade. 

O VLibras é um aplicativo gratuito - disponível para Android e iOS - e pode ser utilizado também em computadores. Mais informações sobre a ferramenta estão disponíveis na página e no Instagram do projeto. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira, com informações de Madrilena Feitosa, do CI
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB