Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Fest Aruanda, da UFPB, divulga programação e novidades
conteúdo

Notícias

Fest Aruanda, da UFPB, divulga programação e novidades

publicado: 20/11/2023 18h51, última modificação: 20/11/2023 19h06
A atriz paraibana Soia Lira será uma das homenageadas do evento
Foto: Bolandeira Artes & Films/Divulgação
Documentário O Orgulho Não é Junino, que concorre como curta-metragem na mostra Sob O Céu Nordestino. Foto: Bolandeira Artes & Films

Sob o tema “Cinema que ensina o mundo a enxergar o Brasil”, a 18ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, o Fest Aruanda, iniciativa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bolandeira Arte & Films, terá início no próximo dia 30 de novembro e seguirá até 06 de dezembro. Para marcar o lançamento da programação oficial a organização realizou uma coletiva de imprensa na Usina Cultural Energisa na manhã de hoje (20).

O nome dos homenageados desta edição foi uma das novidades anunciadas. A atriz paraibana Soia Lira será homenageada pelo conjunto da obra como atriz de teatro e de cinema. Natural da cidade de Cajazeiras, Soia possui larga experiência em teatro infantil e participou de filmes como Central do Brasil. O outro homenageado desta edição será Inácio Araújo, que é escritor e crítico de cinema da Folha, além de autor de dois livros sobre o assunto.

O festival também vai homenagear dois atores naturais, ou seja, pessoas comuns que expressaram a própria personalidade no semi-documentário paraibano Aruanda. Os dois moradores da Serra do Talhado Antonia Carneiro dos Santos e Érico Carneiro receberão a homenagem na abertura do evento.

Também foram divulgados os dois filmes que serão exibidos fora das mostras competitivas. Na abertura do evento, no dia 30 de janeiro, às 20h, no Cinépolis do Shopping Manaíra, será exibido o documentário Nada Será como Antes, que conta a história da criação do álbum “Clube da Esquina”, dirigido por Ana Rieper.

Já o encerramento do evento contará com a exibição do documentário "Back Rio! Black power!", longa metragem do diretor Emílio Domingos, que trata dos bailes de Soul Music dos anos 70, no Rio de Janeiro e a importância do cenário musical na luta por justiça racial.

De acordo com Lúcio Villar, professor do Departamento de Mídias Digitais da UFPB e produtor do festival, chegar à 18ª Edição do evento é um marco para o cinema paraibano. 

“É uma edição celebrativa de 18 anos, com uma trajetória bastante importante com muitos registros, com isso pensamos e trabalhamos para que essa edição fosse a mais representativa do que nos temos do audiovisual paraibano, nordestino e brasileiro”, disse Villar.

Mostras competitivas

Os curadores do Fest Aruanda, Lúcio Villar, cineasta e professor da UFPB, e Hamilton Pinheiro, jornalista e crítico de cinema, anunciaram o nome dos filmes de longa-metragem que participarão das mostras competitivas.

Para a mostra competitiva Sob O Céu Nordestino, foram selecionados 04 filmes de longa-metragem realizados no nordeste brasileiro, sendo 03 ficções e um documentário, sendo os filmes “Cervejas no escuro” do diretor Thiago Mendes, “Memórias da chuva”, do diretor Wolney Oliveira, “Sem coração”, da diretora Nara Normaneo, e “Saudade fez morada aqui dentro”, de Haroldo Borges.

A mostra sob o céu nordestino terá ainda a competição de curta-metragens, da qual podem participar apenas produções paraibanas, sendo 7 os filmes na competição.

Já a mostra competitiva nacional contará com 06 longa-metragens, sendo “Saudosa Maloca”, do diretor Pedro Serrano, “Ana”, do diretor Marcos Faustino, “Othelo O grande”, dirigido por Lucas dos Santos, “Levante”, da diretora Lillah Halla, “Citrotoxic”, dirigido por Julia Zakia, e “Peréio, Eu te odeio”, do diretor Tasso Dourado.

Da mostra competitiva nacional participam ainda 12 curta-metragens, escolhidos dentre os mais de 500 filmes inscritos no Fest Aruanda.

Além das mostras competitivas, o Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abracine) vai eleger o melhor longa e o melhor curta-metragem.

Programação diversificada

A programação é gratuita e inclui exibição de filmes em sessões especiais, mesas redondas, lançamentos de livros, mostras competitivas de cinema, oficinas e mais.

Na 18ª edição do Fest Aruanda, além de conferir as produções audiovisuais, o público terá a oportunidade de dialogar com os realizadores e atores de cada produção, sempre no dia seguinte à exibição no cinema.

O Fest Aruanda vai proporcionar o contato com produtores independentes regionais e nacionais, e grandes produtores. Um exemplo, é o painel de debate sobre a série Cangaço Novo, com a presença de atores e de Fábio Mendonça, um dos diretores da série; além de uma mesa de diálogo com o responsável pela montagem do filme Bacurau.

Outra atração é a mesa de debate “Para que serve a crítica cinematográfica” relevância, legado, impasses e deslegitimação da função na contemporaneidade”.

Além dos espaços de diálogo e aproximação com os produtores de cinema, o evento oferece ainda oficinas. O IV Laboratório Aruanda-Energisa de Estratégias Narrativas para a Construção de um Cinema Pessoal é uma das oficinas com inscrições abertas até o dia 24 de novembro. O laboratório será realizado com a diretora, roteirista e produtora Susanna Lira que já atuou em mais de 60 obras audiovisuais, seja para o cinema, televisão e para os streamings.

O foco no Laboratório é construção de narrativas de autoficção para realizadores de estados do Nordeste, com o objetivo de exercitar a narrativa no terreno do registro pessoal. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário disponível em: http://bit.ly/IVLaboratório_AruandaEnergisa.

Também fará parte da programação a Mostra Caleidoscópio Universitário de Curtas da UFPB, que reunirá 13 produções de estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Confira a programação completa do 18ª Fest Aruanda no site do evento https://festaruanda.com.br/.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Bolandeira Artes & Films/Divulgação
Ascom/UFPB