Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pequena Orquestra Popular da UFPB realiza apresentação gratuita, neste sábado (11)

publicado: 09/11/2023 11h58, última modificação: 09/11/2023 11h58
A orquestra conta com 27 musicistas dentre estudantes, alunos egressos e docentes da UFPB

A Pequena Orquestra Popular (POP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se apresenta neste sábado (11), a partir das 17h, na sala Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural em João Pessoa. A apresentação faz parte da abertura de mais uma noite da 21ª edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac), realizado pela UFPB e pelo Governo da Paraíba, e que segue até o dia 12 de novembro com atrações de vários estados brasileiros. A entrada é gratuita.

A apresentação da POP trará composições de Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Pixinguinha, Moacir Santos, entre outros, com arranjos especialmente preparados para o momento, transitando pelos universos do forró, do choro, do samba e da música preta.

A POP é formada por 27 musicistas, organizados em naipe de sopros (trompetes, saxofones, clarinete, trombone e tuba), naipe de cordas (violinos, violas e violoncelos), sessão rítmica (bateria, percussão, contrabaixo elétrico, piano/sanfona, guitarra e violão) e voz. Os arranjos das músicas são produzidos por colaboradores da POP e pelos próprios musicistas do grupo.

O conjunto conta com musicistas alunos, alunos egressos, docentes e público externo da UFPB e ensaia semanalmente, às segundas-feiras, na Sala de Concerto Radegundis Feitosa, dentro do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI), do do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB.

A Pequena Orquestra Popular foi criada em 2022 como um espaço para performance musical popular dentro da UFPB. O conjunto surgiu como iniciativa dos músicos Chico Santana, Caio Bertazzoli e Igor Brasil, docentes da UFPB, e configura como uma ação vinculada ao Laboratório de Percussão e Rítmica (LAPER), também vinculado ao CCTA.

A atuação da orquestra está dentro das atividades de dois projetos de extensão da UFPB, “Fazeres Musicais em Performance: grupos populares” (edital PROBEX 2022) e “POP: Pequena Orquestra Popular” (edital UFPB no seu município 2023). A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB tem a função de coordenar a política de extensão da Instituição, fundamentando-se nos princípios de extensão como um trabalho acadêmico e social, que promove a produção e a democratização do saber, o desenvolvimento e a organização da sociedade.

Na área da pesquisa, a POP atua promovendo a investigação sobre repertórios, arranjos, compositores, práticas de ensaio, improvisação e performance, além de práticas criativas com instrumento e corpo. Além disso, alunos matriculados nos cursos de bacharelado e licenciatura em música da UFPB validam créditos de diferentes disciplinas ao participarem da POP, tais como Classe e Música de Câmara.

Fepac

O Festival Paraibano de Coros (Fepac) é uma realização da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, por meio do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), e do Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural “José Lins do Rego” (Funesc). Evento de caráter internacional, o festival acontece desde 2003.

Texto: Elidiane Poquiviqui com informações de Mayara Brito
Edição: Aline Lins