Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga horários e itinerário dos ônibus circulares no Campus I

UFPB divulga horários e itinerário dos ônibus circulares no Campus I

publicado: 13/02/2023 18h16, última modificação: 14/02/2023 17h38
O serviço, gratuito, visa facilitar o deslocamento e melhorar a mobilidade dentro da Universidade

Foto: Mariani Idalino

Com o início do semestre letivo 2022.2 o ônibus Circular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retomou a prestação de serviço para a comunidade acadêmica, no Campus I. A universidade disponibiliza três percursos, sendo um percurso interno no Campus I, no bairro de Castelo Branco, e dois percursos intercentros, ligando a unidade do bairro Castelo Branco às unidades de Mangabeira e da Cidade de Santa Rita, que também integram o Campus I da Universidade.

O serviço, gratuito, é uma iniciativa idealizada pelo Reitor Valdiney Gouveia e visa facilitar o deslocamento e melhorar a mobilidade da comunidade universitária. No Campus I, no bairro de Castelo Branco, o percurso interno atende a alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados que trabalham na UFPB.

A rota dos ônibus no Campus I também pode ser acessada por meio da plataforma online Web-SIG da UFPB,  desenvolvida pelo Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE). Essa plataforma disponibiliza mapas interativos e informações detalhadas sobre a localização e ocupação dos ambientes construídos na Universidade. Ao clicar sobre as paradas dos ônibus, os usuários poderão consultar os horários estimados em que o ônibus passa em cada ponto.

Segundo o superintendente de Logística e Transportes, Fagner Santos, os horários de saída do transporte no percurso interno iniciam às 6h40 e continuam ocorrendo a cada hora, alternados com 04 viagens diárias do percurso intercentro para a Unidade de Mangabeira.

O itinerário do percurso interno permanece o mesmo do ano anterior. O ônibus parte da Superintendência de Logística e Transporte (Sult) e transita por todo o Campus I, no bairro Castelo Branco, passando pela Residência Universitária, Centro Profissional e Tecnológico ETS e, em seguida, Reitoria, Cedesp/TV UFPB, Caixa Econômica, Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Na sequência o circular passa pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e pela Central de Aulas, chega ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), passa ainda pelo Departamento de Matemática/CBiotec, Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), chega à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e, por fim, ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). Reiniciando o itinerário a cada hora, inclusive no horário de almoço, funcionando até as 22h30.

Horários de Saída do Circular para percurso interno

CTDR e CI (Mangabeira)

Partindo do Campus I, no bairro de Castelo Branco, para a unidade de Mangabeira, onde estão localizados o Centro de Informática (CI) e Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), o circular realiza 04 viagens por dia, para transportar alunos no início e no final de cada período de aula.

Desta forma, a primeira viagem em direção ao bairro de Mangabeira parte do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), às 7h20, com retorno às 8h. Há ainda saídas às 12h20, 18h20 e 21h30.

Santa Rita

Os estudantes do curso de Direito do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ), localizado na cidade de Santa Rita, e que residem em João Pessoa também são atendidos pelo circular. A primeira viagem do circular intercentro, saindo do Campus I, no bairro de Castelo Branco, em direção ao DCJ parte às 06h30, com retorno às 11h30. Às 17h30 o circular sai novamente de João Pessoa, com retorno às 22h30.

Para o transporte entre João Pessoa e Santa Rita é necessário que o estudante registre a intenção junto à Coordenação de curso, pois, devido à limitação de vagas, os alunos assistidos pela Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) costumam ter a preferência no acesso ao transporte.

De acordo com o professor Clóvis Marinho de Barros Falcão, Coordenador do curso de Direito na unidade, a previsão é que neste ano sejam atendidas cerca de 150 pessoas, dentre alunos e servidores. Para mais informações os estudantes podem entrar em contato pelo e-mail direitosantarita@ccj.ufpb.br ou pelo telefone 3216-7877.

Expansão do transporte intermunicipal

Para atender aos estudantes do turno noturno do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), no Campus IV, em Rio Tinto/Mamanguape, mas que residem em João Pessoa, a Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante e a direção do Centro lançaram uma seleção simplificada para acesso ao transporte intermunicipal. De acordo com o Diretor do CCAE, Prof. Joseilme Fernandes, o início do serviço está previsto para os primeiros dias de março.

Foram disponibilizadas 52 vagas e deferidas 32 inscrições. O resultado foi divulgado no último dia 10 pela Prape. Serão atendidos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Antropologia, Matemática, Secretariado Executivo Bilíngue, e Pedagogia. O transporte será viabilizado por ônibus escolar, cedido pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa, por meio de acordo de cooperação técnica.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins