Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga os horários dos ônibus circulares e os pontos de parada usando a plataforma Web-SIG

publicado: 23/01/2024 18h06, última modificação: 23/01/2024 18h19
A rota do transporte gratuito integra a sede, em Castelo Branco, às unidades em Mangabeira e em Santa Rita

230120231.jpg

O ônibus circular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retomará seu funcionamento no dia 29 de janeiro, após o período de férias dos alunos. A rota do transporte, que é gratuito, integra a sede, localizada no Castelo Branco, à unidade Lynaldo Cavalcanti, em Mangabeira, onde ficam o Centro de Informática (CI) e o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), e também liga a sede à unidade situada no município de Santa Rita, onde fica o Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

230120233.jpeg

O transporte gratuito foi implementado a partir de 2021, pelo Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, facilitando o deslocamento e a mobilidade da comunidade acadêmica nas dependências da Universidade.

Segundo a Superintendência de Logística e Transportes, conforme o horário programado para vigorar a partir de 29 de janeiro, com o retorno das aulas, o primeiro ônibus sai da garagem às 06h30, indo de João Pessoa para Santa Rita, onde funciona o Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), cuja direção fica em João Pessoa. Às 06h40, parte outro ônibus que tem itinerário dentro da sede, e, às 07h20, o veículo sai do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) em direção à unidade Lynaldo Cavalcanti, em Mangabeira, onde ficam o Centro de Informática e o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). Às 08h00, o ônibus retorna de Mangabeira para a sede, e segue uma série de percursos durante todo o dia. O itinerário do ônibus circular reinicia a cada hora, funcionando até às 22h30.

Web-SIG

A rota dos ônibus no Campus I também pode ser acessada por meio da plataforma online Web-SIG da UFPB,  desenvolvida pelo Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), localizado no Campus IV. Ao clicar sobre as paradas dos ônibus, no Web-SIG, os usuários poderão consultar os horários estimados em que o ônibus passa em cada ponto. Essa plataforma possui diversas outras funcionalidades, pois disponibiliza mapas interativos e informações detalhadas sobre a localização e ocupação dos ambientes construídos na Universidade. É possível saber tudo sobre o projeto no perfil do Instagram @websig.ufpb.lcg

Segundo a coordenadora do projeto Web-SIG, professora Nadjacleia Vilar Almeida, do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente, do Campus IV, o projeto vem sendo atualizado constantemente, cada vez mais com a inclusão de novos ambientes da UFPB, nos quatro campi.

A docente destaca, entre as inovações realizadas, no último ano, a ampliação do mapeamento do Campus I, com a inclusão do Centro de Vivência, Restaurante Universitário, Centro de Biotecnologia (CBiotec), Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), o Laboratório de Ensaios Toxicológicos (LABETOX), bloco pertencente ao Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPEFARM), além do mapeamento do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e atualização do CCEN. A unidade do CCJ em Santa Rita também já foi mapeada e estará no ar no primeiro trimestre de 2024, adianta a coordenadora do projeto. Além disso, no Campus I, constam os prédios da UFPB que funcionam no Centro de João Pessoa, como o Teatro Lima Penante e a Residência Universitária Feminina.

As perspectivas para este ano, segundo a docente, são muito positivas. “Até o final de janeiro de 2024, será incluído todo CCS com nível de detalhe por sala. Foram 12 meses só para concluir o CCS e disponibilizar para o público um mapeamento atualizado. Em fevereiro, também será disponibilizado todo o CCEN atualizado. Nossa meta é concluir todo o Campus I em 2024 e iniciar uma atualização dos demais Campi. E, no futuro, incluir novas informações na plataforma, a exemplo das paradas e rotas dos ônibus. Uma novidade interessante é que já estamos trabalhando na ideia de um aplicativo específico para smartphones, facilitando ainda mais a utilização pelos os usuários”, conta.

230120234.jpg

O projeto envolve ao todo 03 professores – Nadjacleia Vilar Almeida (coordenadora), Milena Dutra da Silva e Joácio de Araújo Morais (colaboradores internos) –, uma técnico-administrativa – Rafaella Silva Leal (coordenadora adjunta) –, um colaborador externo e ex-bolsista do projeto – João Paulo Rodrigues de Lima (Engenheiro Ambiental) –, 04 alunos da graduação, sendo 03 do curso de Engenharia Ambiental – Maria Eduarda Freitas, Vitória Rodrigues Bitu e Tayuri Bezerra Ribeiro – e 01 do curso de Ecologia – Janiele Nogueira da Silva.

“Além de ser possível encontrar/localizar diversos ambientes, o Web-SIG UFPB pode ser utilizado pela administração para identificação de salas ociosas, ambientes sem identificação. Também é possível incluir outros temas como a localização das praças, estacionamentos, elementos de acessibilidade”, explica a professora Nadjacleia.

Horários do ônibus circular da UFPB

Rotas entre Castelo Branco (sede) e Unidade de Mangabeira (CI/CTDR)

06h40 - Duas voltas dentro da sede

07h20 - Saída do CCHLA (sede) para o CI/CTDR